Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/14701
Title: | Provérbios e matemática na educação pré-escolar |
Author: | Teixeira, Ivete Marisa Gonçalves |
Advisor: | Sá, Cristina |
Keywords: | Educação pré-escolar Educação matemática Transversalidade Língua portuguesa Compreensão da leitura Provérbios Línguagem oral |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente estudo visava cruzar o domínio da Linguagem Oral e
Abordagem à Escrita com a Educação Matemática.
Pretendia-se promover o conhecimento das noções de número e de
operação (associadas à adição e à subtração) em crianças a frequentar a
Educação Pré-Escolar (3 a 5 anos de idade), através da exploração de
provérbios.
Paralelamente, trabalhámos com as crianças estratégias centradas na
compreensão na leitura, nomeadamente a identificação da estrutura típica
de um género textual (o provérbio) e de ideias principais de um texto
(moral dos provérbios).
Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em
compreensão na leitura e às aprendizagens em Educação Matemática, a
partir das atividades em que estas participaram.
A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças
tinham efetivamente evoluído em termos de compreensão na leitura e
adquirido conhecimentos relacionados com os conceitos de número e
operação ligados à adição e à subtração. This study aimed to develop competencies in reading comprehension and promote the knowledge in mathematics (concerning the notions of number and operation – addition and subtraction) in children attending a kindergarten (3-5 year old) through the study of sayings. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention which concerned two content areas: mother tongue and mathematics. It was focused on tasks involving the use of certain reading strategies, namely identifying main ideas in texts and subjects related to them. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that these children had improved in reading comprehension and acquired knowledge on the notion of number and operations such as addition and subtraction. Cette étude avait pour but d’identifier le rôle joué par le recours aux proverbes dans le développement de compétences en compréhension écrite et en mathématiques. Par conséquent, on a mené à bout une intervention didactique comprenant des tâches qui demandaient le recours à des stratégies de compréhension écrite, notamment l’identification d’idées principales dans les proverbes proposés aux enfants et de thèmes liés à eux, ainsi que l’exploitation des notions de nombre et d’opération mathématique (liées à l’addition et à la soustraction). Ce travail a été fait avec des enfants âgés entre 3 et 5 ans. On a recueilli des données concernant la performance des enfants en compréhension écrite et leurs apprentissages mathématiques, à partir des tâches intégrées dans l’intervention didactique. L’analyse de contenu de ces données a révélé que les enfants avaient amélioré leurs compétences en compréhension écrite et acquis des connaissances concernant la notion de nombre et les opérations mathématiques addition et soustraction. |
Description: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14701 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.