Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/14691
Title: | Os sons das línguas e a educação para a diversidade linguística no jardim de infância |
Author: | Santos, Ana Filipa Pinho |
Advisor: | Andrade, Isabel |
Keywords: | Educação pré-escolar Diversidade linguística Jardins de infância Estratégias da aprendizagem Canções Projetos educativos Sons Desenvolvimento das crianças |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente relatório reflete sobre um projeto de intervenção
realizado numa sala de jardim de infância, tendo como grande
temática a sensibilização à diversidade linguística através dos
sons das línguas. Com as sessões de intervenção pretendemos
observar as atitudes e aprendizagens das crianças quando
sujeitas ao contacto com diferentes línguas. Esse contacto foi
estabelecido através da audição de canções, descoberta de
palavras e repetições das mesmas nas línguas: português do
Brasil, Inglês, Mandarim e Russo, assim como pela visita de
falantes dessas mesmas línguas.
Ao longo das implementações do projeto foi necessária uma
recolha de dados que nos permitisse averiguar se os objetivos e
as questões de intervenção-investigação a que nos propusemos
foram alcançados.
Os dados a analisar foram recolhidos através de observação
direta, da avaliação das sessões e dos desenhos produzidos pelas
crianças, da videogravação e de um inquérito final por
questionário à educadora. Ao analisar os dados recolhidos
verificamos que as crianças ao longo do projeto demonstraram
cada vez mais interesse pelas línguas, o que auxiliou o
desenvolvimento de capacidades linguísticas e a
consciencialização sobre a diversidade linguística que as rodeia. The present study results of an intervention project carried out in a class of kindergarten, in which the main object of study is the awareness of linguistic diversity through the sounds of languages. With the intervention sessions we intend to observe the attitudes and learning skills of the children when they contact with different languages. This contact was established by hearing songs, discovering words and repeating them in the following languages: Portuguese, English, Mandarin, and Russian, and through the visit of native speakers of these languages. Along the implementation of the project, it was necessarycollection of datathat would allow us to verify whether the questions and goals of the research which we committed ourselves to, were achieved. The analyzed data was collected through direct observation of evaluated sessions, of drawings made by the children, through video recording and finally through a questionnaire answered by the teacher. By analyzing the collected data we found that the children throughout the project demonstrated a growing interest of languages, which helped their development of language skills as well as, their awareness of the linguistic diversity that surrounds them. |
Description: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14691 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.