Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14683
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAndrade, Isabelpt
dc.contributor.authorLourenço, Ana Catarina Caetanopt
dc.date.accessioned2015-09-22T10:37:13Z-
dc.date.available2015-09-22T10:37:13Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/14683-
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractO presente estudo analisa o projeto de intervenção desenvolvido numa sala de Jardim de Infância que tem como grandes temáticas, a educação intercultural e o jogo. Pretendendo analisar como é que o jogo pode contribuir para a sensibilização à diversidade cultural nos primeiros anos de escolaridade. Desde cedo, as crianças devem ter conhecimento das culturas e línguas existentes, sendo assim sensibilizadas para a diversidade linguística e cultural. No entanto, devem também ter contacto com elementos de diferentes culturas e os seus costumes, remetendo para uma educação intercultural. O jogo foi uma estratégia utilizada para que as crianças contactassem com as características de outras culturas, assim como a visita de elementos da cultura Brasileira, Inglesa, Chinesa e Russa proporcionaram às crianças um contacto direto com essas culturas. Os dados foram recolhidos através da observação direta, videogravação, desenhos realizado pelas crianças e inquérito à educadora. Através da análise dos dados recolhidos, podemos concluir que o jogo é uma boa estratégia para sensibilizar as crianças para a diversidade de culturas existente. O jogo, como parte da cultura, contribuiu para que as crianças tivessem maior interesse e contacto com aspetos de outras culturas.pt
dc.description.abstractThe present study analyzes the intervention project developed in a Nursery Room, in which the main themes are the intercultural education and the game. I pertain to analyze how the game can contribute on raising awareness of the cultural diversity in the early years of schooling. From an early age, children should have knowledge of different cultures and languages, leading to their awareness of the linguistic and cultural diversity. However, they should also have contact with elements of different cultures and traditions, referring therefore, to an intercultural education. The game was a strategy used to ensure that the children had contact with the characteristics of other cultures, as well as the elements of Brazilian, English, Chinese and Russian culture provided the children with a direct contact with these cultures. The data was collected through direct observation, video recording, drawings done by the children and finally through a questionary answered by the teacher. Through the analysis of the collected data, we can conclude that the game is a good strategy to aware children of the diversity of different cultures. The game, as part of culture, helps ensure children to have a greater interest and contact with the aspects of other cultures.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolarpt
dc.subjectDiversidade linguísticapt
dc.subjectEducação interculturalpt
dc.subjectJardins de infânciapt
dc.subjectJogos infantispt
dc.subjectDesenvolvimento das criançaspt
dc.subject.otherSensibilização à diversidade linguística e culturalpt
dc.subject.otherEducação interculturalpt
dc.subject.otherJogopt
dc.subject.otherEducação de infânciapt
dc.titleO jogo e a educação intercultural no jardim de infânciapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201562235-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf4.89 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.