Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14680
Title: A entrada no 1º CEB : um estudo junto de uma turma do 1º ano de escolaridade
Author: Pereira, Joana Filipa Silva
Advisor: Portugal, Gabriela
Keywords: Ensino básico 1º ciclo
Entrada na escola
Adaptação dos alunos
Desenvolvimento das crianças
Meio escolar
Ansiedade
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este relatório de estágio reporta-se ao estudo realizado no âmbito do Seminário de Investigação Educacional e da Prática Pedagógica Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. Decorrendo o estágio junto de uma turma do 1.º ano de escolaridade, foi objetivo geral da nossa reflexão compreender o processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1.º CEB. Assim, procurámos caracterizar o processo de entrada na escola do 1.º CEB das crianças da nossa turma e perceber o tipo de relação e estratégias facilitadoras do bem-estar das crianças neste período de transição. Foi passado um inquérito aos pais de todas as crianças da turma, visando compreender melhor os seus comportamentos e vivências familiares e, de forma mais próxima, acompanhámos quatro crianças com vista a melhor perceber e caracterizar o seu processo de integração na escola ao longo de todo o período do nosso estágio (1.º semestre de 2013-2014). No âmbito da nossa intervenção pedagógica, procurámos implementar estratégias facilitadoras da transição/adaptação à escola. Genericamente concluímos que diferentes crianças experienciam de formas diversas a entrada no 1.º CEB, em função de características pessoais e experiências prévias, algumas evidenciando mais tensão e inibição, neste processo, que outras. Junto de todas as crianças, mas em particular junto das crianças que pareciam conhecer mais dificuldades, percebemos a importância dos afetos e do estabelecimento de uma relação empática para a criação de um clima que favoreça o seu bem-estar. Ainda, tornou-se clara a importância de trabalhar os conteúdos programáticos de uma forma lúdica e descontraída.
This internship report concerns the study conducted in the field of the Seminar of Educational Research and of the Pedagogical Supervised Practice, part of the Masters course in Pre-Primary (Nursery level) and Primary (1st cicle level) education. The internship was done whit a 1st year class, and the general aim of our reflection was to understand the process of transition from the pre-primary (nursery) education to the 1st cicle. Therefore, we tried to characterize the process of registering into primary school for the first time, of the students of our class, and perceive the type of relations and facilitating strategies for the children´s well-being during this transitional period. In order to better understand their behavior and family lifes, a survey was done to all the children´s parents of the class, and for a more closed approach, we looked carefully at 4 children, as a way to try and better understand and characterize their process of integration within the school throughout our entire internship period (1st semester 2013-2014). Regarding our pedagogical intervention, we tried to implement facilitating strategies of a well conducted school transition/adaptation. Overall, we concluded that different children experienced different ways in terms of entering the 1st cicle, some of them showing more tension and inhibition at this stage than others, which had to do with personal features and past experiences. Closely interacting with the children, and especially with those who showed more difficulties, we understood the importance of affections and the setting up of a friendly relationship for the children´s wellbeing. In addition, it was acknowledged the added value and importance of working the programmed contents in a friendly and relaxed way.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/14680
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.