Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14671
Title: Desenvolvimento e avaliação da criatividade em educação visual
Author: Pinhal, Ângela Maria Alves
Advisor: Bessa, José Pedro Barbosa Gonçalves de
Keywords: Educação artística
Educação visual - Ensino básico 3º ciclo
Desenvolvimento da criatividade
Criatividade - Avaliação
Autonomia
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho de investigação propõe-se abordar o tema do desenvolvimento e avaliação da criatividade do aluno na Unidade Curricular de Educação Visual 3º ciclo. Este estudo consistiu no desenvolvimento de uma atividade no decorrer do 2º período, numa turma do 7º ano da Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, onde foi proporcionado aos alunos a oportunidade de desenvolverem um projeto que tinha como objetivo a elaboração de uma composição gráfica abstrata bidimensional resultante do desenho do rosto associado a uma profissão por eles escolhida, e a transformação para um modelo tridimensional através da elaboração de uma máscara. Pretendeu-se desta forma que os alunos tivessem oportunidade de escolherem uma atividade de seu interesse e que se aproximasse da realidade de cada um. Esperava-se que ganhassem consciência dos seus próprios talentos, perdessem o medo de desenhar, fossem capazes de refletir e se tornassem autónomos na tomada de decisões. Através de atividades e exemplos práticos de trabalhos elaborados por autores na representação de retratos, a disponibilização de materiais para a elaboração da atividade e o constante incentivo para a exploração do pensamento, do desenho sem receios de errar, foram-se criando, desta forma, estratégias para o desenvolvimento da expressão criativa. Após revisão bibliográfica do tema criatividade, seu desenvolvimento e avaliação, foram aplicadas em contexto de sala de aula, estratégias de ensino para o desenvolvimento da expressão criativa do aluno O presente relatório pretende fazer uma reflexão sobre o tema em questão sem contudo pretender tirar uma conclusão específica. Através de respostas de questionários de alunos e professores foi possível obter opiniões acerca deste tema que é considerado de enorme importância pelo facto de ser a criatividade a responsável pela inovação, originalidade dos indivíduos e desenvolvimento da sociedade no geral.
This research project addresses the issue of development and evaluation of a student's creativity in the Visual Education Course, part of the 3rd cycle of education. This study was based on the development of an activity during the 2nd period, in a class of 7th year students at the Dr. João Carlos Celestino Gomes Secondary School. Students were given the opportunity to develop a project whose objective was to design an abstract two-dimensional graphic composition based on the drawing of the face associated with a profession of their choice, and then its transformation to a three-dimensional model through the creation of a mask. The intention was for students to have the opportunity to choose an activity which interests them and which was close to the reality of each. It was hoped that they would become aware of their own talents, lose the fear of drawing, and enable them to reflect and become autonomous in decision-making. Strategies for the development of creative expression were developed through activities and practical examples of works produced by authors in the representation of portraits, the availability of materials for the preparation of the activity and constant encouragement for thought exploration and drawing without fear of making mistakes. After a bibliographic review of the creativity topic and its development and evaluation, teaching strategies were applied, within the context of the classroom, for the development of the student’s creative expression. This report aims to reflect on the theme in question, without, however, wanting to make a specific conclusion. Through responses to questionnaires from students and teachers, it was possible to obtain opinions on this subject, which is considered to be of great importance due to the fact that creativity is responsible for innovation and originality in individuals, and the development of society in general.
Description: Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/14671
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf5.44 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.