Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/1466
Título: | Supervisão, reflexão e investigação-acção: apontamentos e ensaios de desenvolvimento profissional |
Autor: | Nunes, Alexandra Maria Paiva Castro |
Orientador: | Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves |
Palavras-chave: | Formação de professores Professores do secundário Desenvolvimento profissional Investigação educativa |
Data de Defesa: | 2007 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se divulgar os percursos e os resultados de
um programa de desenvolvimento profissional do professor que
decorreu ao longo de um ano lectivo numa escola secundária do distrito
de Aveiro. O programa em causa baseou-se na premissa que a
aprendizagem, a (re)construção do conhecimento profissional dos
professores e a mudança de práticas são influenciadas por factores
pessoais e contextuais, pelo que a sua concepção e implementação
apresentam uma natureza colaborativa e o seu formato recupera
procedimentos associados à supervisão clínica, em diálogo aberto e
permanente com a reflexão e com a investigação-acção. Assim, ao
longo deste texto analisamos não só alguns dos contributos teóricos
mais significativos para esta dinâmica do desenvolvimento profissional
do professor, como também alguns dos episódios e das histórias reais
que marcaram este estudo exploratório, de modo a contribuir também
para um alargamento do conhecimento actual neste domínio particular.
Os resultados deste estudo revelam que a colaboração e a reflexão são
catalizadores da experimentação de novas estratégias e do desejo de
melhoria e que a investigação-acção é encarada também como uma
estratégia conducente à reflexão e à alteração de práticas de ensino.
Para além disso, também se concluiu que o programa implementado
exerceu um impacto positivo nas concepções, conhecimento
profissional e práticas de ensino das docentes que nele participaram,
bem como nos alunos, em especial no que diz respeito ao seu domínio
linguístico e às representações que possuíam sobre o perfil do bom
aluno à disciplina de Inglês.
Finalmente, e considerando a natureza exploratória do estudo, não
poderíamos deixar também de apresentar sugestões para futuras
investigações num âmbito mais alargado da temática analisada. In this study we aim at sharing the processes and results of a staff development program that was carried out over the period of one year in a secondary school of the district of Aveiro. The program was grounded in the premise that learning, the (re)construction of teachers' professional knowledge and the change of practices are deeply influenced by personal as well as by contextual factors. Therefore, its conception and development stem from a collaborative endeavor and its general outline is based on procedures intimately associated with clinical supervision, in an open and on-going communication with reflection and action-research. Hence, we analyze not only some of the most relevant educational contributions to the professional development forum that informed our research, but also some of the stages and stories that this exploratory study disclosed, thus contributing towards a deeper understanding of current knowledge in this particular domain. The main results of the study show that collaboration and reflection are catalysts of the experimentation of new strategies, of the desire for self- -improvement and action-research is viewed as a means to reflection and practice change. Furthermore, the program implemented had a positive impact on the conceptions, professional knowledge and teaching practices of the participants in the study. Impact on the students was also positively felt, especially at the level of writing skills and their representations of what a good English language student should be. Suggestions for future research in the area are also put forward. |
Descrição: | Doutoramento em Didáctica |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/1466 |
Aparece nas coleções: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008000436.pdf | 6.95 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.