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Title: Regulação dos comportamentos da criança do ensino básico na perspectiva das imagens organizacionais da prisão psíquica e da hipocrisia
Author: Biaso, Fabricia Helena Rezeck de
Advisor: Ventura, Alexandre
Keywords: Ciências da educação
Disciplina
Comportamento dos alunos
Relações professor-aluno
Politica educativa
Organização escolar
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Inúmeros são os desafios enfrentados pelos educadores em geral, não apenas no Brasil, em relação à indisciplina na escola e nos diversos ambientes que a compõem, tanto na escola privada como na escola pública. A indisciplina gera inúmeras insatisfações nos profissionais que lidam diretamente com a área educacional. Isto torna-se evidente quando olhamos para a maneira como é regulado o comportamento dos alunos na escola e como as situações de conflito entre alunos/alunos e alunos/professores são resolvidas. Visando compreender como se posicionam os Professores em situações de conflitos, tensões, castigos e cumprimento de regras no ambiente escolar, apoiamo-nos teoricamente nas Imagens Organizacionais, com estudos voltados para a área da Administração Educacional. O objeto de estudo desta investigação é olhado através das perspectivas das Imagens Organizacionais da Hipocrisia e da Prisão Psíquica como linguagens metafóricas que após um estudo minucioso das obras referentes à temática, nos ajudaram a interpretar o olhar dos professores sobre a Regulação do Comportamento da Criança do Ensino Básico. Alguns instrumentos que foram utilizados na coleta dos dados e nas entrevistas realizadas com os Diretores, Vice-diretores e Especialistas da Educação revelam pontos de vista divergentes, evidenciando que desconhecem o que se encontra descrito no Regimento Escolar da Instituição. No final desta investigação concluímos que o Regimento Escolar não é utilizado corretamente por todos os profissionais envolvidos e que torna-se mais um documento criado por exigência burocrática nas escolas. Esta investigação vem enriquecer as pesquisas já realizadas nas questões relacionadas com a indisciplina na escola no Brasil e alertar-nos para a importância de termos o Regimento Escolar como um documento instrumental na busca da qualidade da Regulação do Comportamento da Criança no Ensino Básico.
There are countless challenges faced by educators in general, in Brazil as well as in other countries, in relation to indiscipline in schools and in the different environments that compose both private and public schools. Indiscipline generates a lot of dissatisfaction in the professionals who deal directly with the educational area. This becomes evident when we look at how student behaviour at school is regulated and how conflicts among pupils and students and between students and teachers are solved. To understand how Teachers place themselves in situations of conflict, tension, punishment and enforcement of rules in the school environment, we ground our theory in Organizational Images, with studies focusing on Educational Administration. The research of this subject matter is seen through the perspective of Organizational Images of Hypocrisy and Psychic Prison as a metaphorical language that helped us to interpret teachers' views on Child Behaviour Regulation of Basic Education, after a thorough study of the works related to the theme. Some instruments that were used to collect data and interviews with Directors, Deputy - Directors and Education Experts reveal divergent views, showing that they are unaware of what is described in the School Rules Book of the Institution. At the end of this research, we conclude that the School Rules Book is not used properly by all the professionals involved and that becomes a document created by bureaucratic requirement in schools. This research enriches the research already held on issues related to indiscipline in schools in Brazil and alerts us to the importance of having the School Rules Book as an instrumental document for providing quality of Child Behaviour Regulation in Basic Education.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas
URI: http://hdl.handle.net/10773/14657
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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