Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14629
Title: Blearning no ensino superior politécnico: estudo de avaliação do Mestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento na ESTG de Viana do Castelo
Author: Vasconcelos, Sandra Vieira
Advisor: Balula, Ana
Almeida, Pedro Alexandre Ferreira dos Santos
Keywords: Multimédia em educação
Ensino à distância
Ensino superior politécnico - Viana do Castelo (Portugal)
B-learning
Comunidades virtuais
Alunos do superior
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: As transformações tecnológicas e a crescente heterogeneidade dos alunos que frequentam o Ensino Superior, bem como a premente necessidade de financiamento num universo cada vez mais competitivo têm tornado necessária a implementação de mudanças ao nível das instituições que, cada vez mais têm de diversificar e flexibilizar a sua oferta pedagógica sem comprometer a qualidade de ensino aprendizagem. Encarado por muitos como uma solução viável e prática, o blearning tem vindo a assumir uma importância crescente neste contexto. No entanto, subsistem algumas dúvidas relativamente à forma como os cursos nesta modalidade estão a ser implementados e o seu impacto real nas aprendizagens dos alunos. Neste sentido torna-se necessário proceder à sua avaliação, aferindo a sua qualidade, validade e identificando vantagens e áreas problemáticas. Com uma vertente interventiva, uma vez que se desenvolveu um plano de atuação e se apresentou uma lista de recomendações, e assumindo a forma de um estudo de avaliação, esta investigação pretendeu cumprir esse desígnio. Envolvendo alunos, docentes e responsáveis institucionais procurou caracterizar-se e analisar-se a componente online do Mestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento a funcionar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo, partindo dessa análise para a reflexão conjunta e trabalho de campo. Globalmente, concluiu-se que, muito embora os intervenientes assumam um posicionamento favorável à adoção do blearning, subsistem algumas reservas e desconhecimento por parte dos docentes e responsáveis relativamente à sua implementação na prática, verificando-se ainda uma grande discrepância entre as expectativas iniciais dos alunos e as suas perceções após um ano de frequência do mestrado. A lista final de recomendações a apresentar à instituição refletiu todo este processo, sendo o corolário de todo um trabalho que se pretende ver continuado e alargado a outros cursos e instituições.
Technological developments and the increasing diversity amongst Higher Education students, as well as the pressing need for funding in an ever more competitive sphere, have made it necessary for Higher Education Institutions to implement changes regarding their educational offer, making it more flexible without compromising its quality. Looked upon by many as a viable and practical solution, blearning has increasingly become more and more important in this setting. Nevertheless, questions remain as to the way this model is being implemented and its effect on students’ learning, deeming it necessary to further evaluate and assess its quality and value, singling out strong points and problem areas. Focused on intervention, this evaluation research addressed this question and worked towards promoting improvements by executing an action plan and presenting a set of recommendations. Involving students, faculty and institutional leaders, in it we describe and analyse the online component of the Masters in Innovative Tourism Development being held at the School of Technology and Management of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo, using it to promote joint reflection and fieldwork. Overall, even though participants are largely in favour of adopting blearning, faculty members and institutional leaders have some reservations regarding its application, being that there are also discrepancies between students initial expectations and their perceptions after the first year attending the course. The corollary of this work was the presentation of a final set of recommendations to the institutional leaders, hoping it can be carried on and extended to other courses and institutions.!
Description: Doutoramento em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/14629
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf8.31 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.