Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14627
Title: As organizações desportivas e os novos mídia : tendências e boas práticas
Author: Gonçalves, Rui Gomes
Advisor: Antunes, Maria João
Keywords: Comunicação multimédia
Desporto - Redes sociais
Marketing - Internet
Marketing relacional
Stakeholders
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho de dissertação centra-se no fenómeno da comunicação digital, mediada pelos novos mídia, em duas organizações/clubes desportivos, um de menor e outro de maior dimensão, respetivamente o Clube dos Galitos de Aveiro e o Sporting Clube de Braga. Num tempo em que proliferam as redes sociais e a informação digital ganha cada vez mais preponderância, importa perceber como é que as organizações/clubes trabalham e aproveitam todo o potencial comunicativo e de marketing garantido pelos novos mídia. O desenvolvimento destes mídia, a promoção das tecnologias e plataformas digitais incentivam igualmente a génese do ciberadepto, que cada vez mais se transforma também num produtor de conteúdos sobre os clubes. Esta dissertação expõe um estudo baseado em três fases de análise: numa primeira fase, com recurso a uma tabela de observação, analisou-se a presença dos clubes da atual Liga NOS e de quatro clubes da região de Aveiro, nos principais mídia digitais; numa segunda fase, realizaram-se duas entrevistas aos responsáveis de marketing/comunicação do S.C.Braga e do Clube dos Galitos, onde se conseguiu obter uma descrição pormenorizada da forma como estes dois clubes trabalham atualmente a comunicação digital e quais as suas perspetivas futuras face a este fenómeno; numa última fase, realizou-se uma análise quantitativa, com recurso à aplicação de um inquérito por questionário aos adeptos, relativo ao fenómeno da comunicação dos clubes baseado nos novos mídia. Nesta fase, foram obtidos resultados sobre as expetativas dos adeptos e sua visão face ao trabalho que os clubes desenvolvem na comunicação suportada em plataformas digitais. As informações recolhidas, através dos diferentes instrumentos de recolha de dados, permitiram traçar um conjunto de boas práticas e tendências na utilização dos novos mídia, pelas organizações/clubes desportivos, visando a sua promoção junto do maior número possível de adeptos e outros stakeholders. Estas informações encontram-se resumidas num flyer, a disponibilizar às organizações/clubes desportivos interessados.
This dissertation focuses on the phenomenon of digital communication mediated by new media in two organizations / sports clubs, a smaller one (Aveiro Galitos Club) and a larger one (Sporting Clube de Braga). At a time when proliferation of social networks and the digital information is becoming more relevant, it is important to understand how organizations / clubs work and capitalize on all the communication and marketing potential afforded by new media. The development of these media, the promotion of digital technologies and platforms also encourage the genesis of the ciberfan, which increasingly also becomes a content producer about the clubs. This paper presents a study based on three phases of analysis: initially, using an observation table, the presence of the current League NOS clubs and four clubs in the region of Aveiro were analyzed on the principal digital media; subsequently, there were two interviews with the SCBraga and the Galitos Club marketing / communication directors where it was possible to get a detailed description of how these two clubs are currently working with digital communication and their future prospects with respect to this phenomenon; in the final phase, a quantitative analysis was performed by use of a questionnaire to fans about the phenomenon of communication of the clubs based on the new media. At this stage, results were obtained on the expectations of the fans and their vision towards the work that clubs have developed in communication supported by digital platforms. The information gathered through the different data collection methods allowed a set of best practices and trends to be drawn in the use of new media by organizations / sports clubs, with the purpose of promoting their activities to the largest possible number of fans and other stakeholders. This information is summarized in a flyer, to be made available to organizations / stakeholders sports clubs.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/14627
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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