Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14609
Title: Aprendizagem de léxico na abordagem por tarefas em ensino de espanhol língua estrangeira
Author: Monteiro, Cátia Alexandra Vieira
Advisor: Andrade, Isabel
Keywords: Ensino de uma segunda língua
Estratégias da aprendizagem
Língua espanhola
Competência comunicativa
Cultura espanhola
Lexicologia
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente relatório de estágio incide sobre as potencialidades didáticas da abordagem por tarefas na aprendizagem de léxico de espanhol língua estrangeira. Após proceder a uma concisa incursão pelos fundamentos teóricos que sustentam este estudo, nomeadamente sobre o papel do léxico na abordagem por tarefas, sugere-se um modelo de análise de dados que visa perceber em que medida este tipo de abordagem potencia o desenvolvimento da competência comunicativa e a aprendizagem significativa do léxico. Trata-se de um estudo com características de investigação-ação e, neste âmbito, foi planificada uma sequência de intervenção didática com quatro aulas, sob o eixo metodológico da abordagem por tarefas, tendo sido recolhidos dados provenientes de fichas registo de aprendizagem, de fichas de autoavaliação, de gravações das tarefas de comunicação e de produtos das tarefas finais. A unidade didática, intitulada de “Viaje a Ávila”, foi implementada numa turma de oito alunos do 10º ano. Os resultados permitem verificar que este método holístico, sequenciado e orientado para a ação, faz do aluno um aprendente e utilizador de léxico contextualizado pela tarefa final. A possibilidade, potenciada pelo método de trabalho por tarefas, de mobilização do léxico em tarefas de comunicação desenvolve processos cognitivos que enriquecem o léxico mental. Como conclusão do estudo, reconhece-se a abordagem por tarefas como um método didático que potencia a aplicação e, principalmente, a reutilização do léxico em situações comunicativas semelhantes às reais.
Este informe de prácticas incide en el potencial didáctico del enfoque por tareas en el aprendizaje de léxico de español como lengua extranjera. Después de llevar a cabo una concisa incursión por los fundamentos teóricos en que se basa este estudio, sobre todo en el lugar del léxico en el enfoque por tareas, se sugiere un modelo de análisis de datos que tienen como objetivo comprender cómo el enfoque por tareas podrá potenciar el desarrollo de la competencia comunicativa y el aprendizaje significativo del léxico. Se trata de un estudio con características de investigación-acción y, en este contexto, fue planificada una secuencia de intervención didáctica con cuatro clases, bajo el eje temático del enfoque por tareas. Hemos recogido datos de registros de inscripción de aprendizaje, de registros de autoevaluación, de grabaciones de las tareas comunicativas y de los productos de las tareas finales. La unidad didáctica, nombrada “Viaje a Ávila”, fue implementada con un grupo de ocho alumnos del 10º curso. Los resultados muestran que este enfoque holístico, secuenciado y orientado a la acción hace del alumno un usuario de un léxico contextualizado por la tarea final. La posibilidad, promovida por el método de trabajo por tareas, de movilización del léxico en tareas comunicativas desarrolla procesos cognitivos que valoran el lexicón. Como conclusión del estudio, se reconoce el enfoque por tareas como un método de enseñanza que mejora la aplicación y, sobre todo, la reutilización del léxico en situaciones comunicativas similares a las reales.
This internship report addresses the potential of the task based approach in the learning of lexicon in Spanish as a foreign language. After carrying out a brief analysis of the theoretical basis of this study, more specifically with regard to the role of lexicon in the task based approach, we suggest a data analysis model which seeks to understand up to what point this approach can significantly improve the development of the communicative competence and the learning of the lexicon. This is a study with action research characteristics and, as such, a teaching sequence of four classes was planned using the task based approach. Data was collected from learning and self-assessment records, recordings of communication tasks and from the products of the final tasks. The teaching unit, entitled ‘Viaje a Ávila’, was used with a 10th grade class. The results show that this holistic method, sequenced and oriented to action, makes the student a learner and user of lexicon contextualized by the final task. The opportunity provided by the task based method to mobilize the lexicon in communication tasks develops cognitive processes which improve mental lexicon. As a conclusion, it can be acknowledged that the task based approach is a teaching method which enhances the application and, mainly, the re-use of the lexicon in communication situations similar to real.
Description: Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Língua Estrangeira (Espanhol) nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/14609
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf3.78 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.