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Title: O processo de melhoria do questionamento de um professor estagiário
Author: Terceiro, Micaela Sofia Martins
Advisor: Neto, Maria Teresa Bixirão
Keywords: Ensino da matemática
Ensino básico
Modelação matemática
Técnicas pedagógicas
Professores de matemática
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente relatório é parte integrante da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada pertencente ao 2.º ano do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário ministrado na Universidade de Aveiro. Decorrente do primeiro semestre do referido ano, podemos identificar como dificuldade dominante, o questionamento e a formulação de perguntas adequadas não só aos níveis de ensino propostos, como também segundo o nível cognitivo exigido para determinado momento. Deste modo, as principais finalidades deste trabalho foram compreender quais as minhas principais dificuldades ao formular perguntas e consequentemente aperfeiçoar a minha prática docente a este nível. Posto isto, o estudo incidiu sobre o questionamento praticado nas aulas dadas a uma determinada turma do 9.º ano de escolaridade, recolhendo-se dados através de notas de campo, registos áudio e vídeo bem como a realização de um questionário aos alunos. Da análise dos resultados obtidos, pode-se concluir que houve uma melhoria no questionamento ao longo do tempo, sendo o nível cognitivo das perguntas formuladas em contexto de aula coincidente com o nível cognitivo das perguntas planificadas previamente. Concluiu-se ainda que os objetivos planificados para cada aula nem sempre são passíveis de concretização, sendo elementos influenciadores as perguntas colocadas e a planificação elaborada. De forma geral, também é possível concluir que os alunos consideram que o questionamento praticado contribuiu para o seu desenvolvimento, aprendizagem e desempenho escolar.
This report is part of the curricular unit Supervised Teaching Practice that belongs to the 2nd year of the master degree in Teaching Mathematics on the 3rd cycle of basic and secondary education from the University of Aveiro. As a result of the first semester of the referred year, we can identify as the main difficulty the questioning and the formulation of the adequate questions, not only at the proposed levels of teaching, but also according to the level of knowledge required for a precise moment. So, the main objectives of this work were to understand my main difficulties in formulating questions and hence improve my teaching abilities at this level. Therefore, the study focused the questions praticed in lessons given to a particular class of a 9th grade, collecting data through the field notes, audio and video recordings as well as the completion of a questionnaire by the students directly. From the analysis to the results, we can conclude that there was improvement overtime in the questioning, being the cognitive level of the questions in the classroom coherent with the cognitive level of the previously planned questions. We also conclude that the planned objectives for each class aren’t always possible to substantiate, and the questions and the planning are elements that determine that. In general, we can also say that the students think that the way questions are posed affects their development, their learning process and their school process.
Description: Mestrado em Ensino de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/14607
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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