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dc.contributor.advisorMartins, Filomena Rosinda de Oliveirapt
dc.contributor.authorDias, Raquel Freirept
dc.date.accessioned2015-09-02T15:32:47Z-
dc.date.available2015-09-02T15:32:47Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/14605-
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractO jogo faz parte do quotidiano da criança, intervindo no seu desenvolvimento cognitivo, socio-afetivo e psicomotor. Sendo nosso objetivo promover a sensibilização à diversidade linguística (SDL) achámos importante usar o jogo como estratégia didática. As crianças de hoje nascem num mundo onde a evolução tecnológica e a heterogeneidade linguística são realidades que assumem importância cada vez maior. A SDL deve ser feita a partir do pré-escolar, uma vez que a nível biológico as estruturas do sistema nervoso estão preparadas para se adaptarem de forma adequada à sociedade em que a criança vive. Neste trabalho pretendemos apresentar um estudo comparativo na área da SDL recorrendo a jogos no quadro interativo multimédia e aos mesmos jogos usando material manipulável. A natureza deste estudo de investigação é qualitativa, com características de investigação-ação e foi desenvolvido no âmbito de um projeto pedagógico-didático que decorreu com crianças de uma sala de educação pré-escolar, do concelho de Ílhavo. Os dados recolhidos a partir de observação direta, das videogravações, dos trabalhos das crianças e das nossas notas de campo fornecem pistas que nos levam a acreditar que as crianças ao contactarem com diversas línguas estrangeiras acabam por identificar o significado de sons que ouvem quando encontram semelhanças entre línguas diferentes. Com o tempo a capacidade de identificação de uma língua desconhecida entre várias línguas estrangeiras aumenta. Verificámos, neste grupo de crianças, que apesar da tendência dos resultados indicarem uma ligeira vantagem para a eficácia da SDL jogando através do QIM, não podemos desprezar a importância do jogo para a SDL quando se usam materiais manipuláveis. As crianças referem, no entanto, sentir mais gratificação quando jogam no QIM. Em todo o caso, o jogo mostrou-se uma estratégia facilitadora nas duas modalidades.pt
dc.description.abstractThe game is part of everyday’s life of the child and it’s an integral part of their cognitive, socio-affective and psychomotor development. Given that our goal is to promote awareness to linguistic diversity, we understand that it is important to we use recreational activities as a teaching strategy. Nowadays children are born in a world where technological evolution and linguistic heterogeneity are most evident and where information is shared astonishingly fast. We believe awareness to linguistic diversity should be implemented since preschool from a biological standpoint, the nervous system's structures are prepared to adapt adequately to the society the child lives in. This study aims to compare the results of awareness to linguistic diversity between using games on a interactive whiteboard and games with manipulable material. This is a qualitative study with action-research methodology and was carried out as part of an educational project that took place in a classroom of preschoolers in the municipality of Ílhavo. The data collected through direct observation, video recordings, children’s school work and fieldnotes and provided us with evidence that children, when in contact with foreign languages, manage do identify the meaning of listened sounds they have listened when they find similarities between different languages. With time, the ability to identify an unknown language between several foreign ones increases. We also found that, in this particular group of children, there was a slight advantage on using games on the interactive whiteboard for developing awareness to linguistic diversity. However, we must not underestimate the significance of manipulable materials used in games with teaching purposes. In fact, games were shown to be a facilitating strategy regardless of the equipment used.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolarpt
dc.subjectDiversidade linguísticapt
dc.subjectQuadros interactivospt
dc.subjectJogos infantispt
dc.subjectComportamento lúdico infantilpt
dc.subjectDesenvolvimento das criançaspt
dc.subjectLiteracia digitalpt
dc.subject.otherSensibilização à diversidade linguísticapt
dc.subject.otherQuadro interativopt
dc.subject.otherJogopt
dc.subject.otherLiteracia digitalpt
dc.titleDespertar para as línguas na educação pré-escolar : o quadro interativo e o jogopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201590379-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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