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dc.contributor.advisorMartins, Isabelpor
dc.contributor.authorSá, Patrícia Alexandra Pacheco depor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:41:04Z-
dc.date.available2011-04-19T13:41:04Z-
dc.date.issued2008por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1457-
dc.descriptionDoutoramento em Didácticapor
dc.description.abstractA proclamação da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), em Dezembro de 2002 pelas Nações Unidas, eleva ao nível internacional o reconhecimento da educação como uma ferramenta essencial na promoção de formas de desenvolvimento mais sustentáveis. No contexto actual, onde se vivem profundas assimetrias num planeta limitado e finito em espaço e em recursos, é fundamental a compreensão das problemáticas que enfrentamos, a consciencialização da responsabilidade do ser humano na situação planetária actual e a importância do exercício de uma cidadania activa e responsável no sentido da mudança. Para que tal desiderato se concretize é fundamental que a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) seja implementada numa perspectiva de educação ao longo da vida, que se estenda aos vários contextos de ensinoaprendizagem e que considere vários conteúdos, contextos, estratégias, capacidades e competências numa perspectiva multi, inter e transdisciplinar. Sabendo que as percepções dos professores são fundamentais na regulação das suas práticas didáctico-pedagógicas e que, no que diz respeito à situação planetária actual, estas têm sido fragmentadas e superficiais indicando a falta de consciência das problemáticas enquanto globais, a formação de professores neste domínio surge como uma necessidade. O trabalho que aqui se apresenta teve como finalidade desenvolver (conceber, produzir, implementar e avaliar) um programa de formação de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico num contexto de EDS. O percurso de investigação, de natureza qualitativa, foi desenvolvido em quatro fases distintas mas articuladas entre si: A Fase I consistiu num levantamento documental exaustivo para o estabelecimento do quadro teórico que envolve a problemática do desenvolvimento sustentável. Durante a Fase II procedeu-se à averiguação das concepções que os professores do 1º Ciclo têm sobre desenvolvimento sustentável e a necessidade de (re)orientar a educação para a promoção desta compreensão. Na Fase III concebeu-se e implementou-se um programa de formação de professores de acordo com as necessidades e concepções identificadas na fase anterior. A avaliação do programa desenvolvido e implementado é feita na Fase IV. A análise dos dados recolhidos através dos diferentes métodos e instrumentos utilizados mostra que o trabalho efectuado permitiu: i) identificar as concepções dos professores participantes sobre Ciência, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável; ii) conceber e implementar, ao longo do programa de formação, recursos didácticos com orientação EDS destinados ao 1º CEB; iii) acompanhar os professores participantes na construção do conhecimento de conteúdo e didáctico; iv) identificar as concepções dos alunos do 1º CEB sobre os temas trabalhados no âmbito do programa de formação implementado; v) identificar necessidades de formação de professores no âmbito da EDS e vi) definir orientações para uma nova cultura de formação de professores, onde a EDS se assuma como transversal a todos os domínios disciplinares. Assumindo-se como um contributo para a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, este estudo fundamenta a necessidade da reorientação de práticas de formação/educação no domínio EDS, bem como a concepção de programas de formação de professores, inicial e continuada, que as sustentem.por
dc.description.abstractThe proclamation of the Education for Sustainable Development Decade (2005-2014), by the United Nations in December 2002, raises at international level the recognition of education as an essential tool in promoting more sustainable ways of development. Nowadays, a time when we are living profound differences in a limited and finite world, the understanding of the problems we face, the human being’s consciousness of their responsibility in the present planetary situation and an active and informed citizenship are crucial elements to change the present situation. Education for Sustainable Development (ESD) is fundamental to that purpose and it should be implemented in a life long education approach, expanded to several learning contexts and considering different contents, strategies, skills and competences in a multi, inter and trans disciplinary approach. Knowing that teachers’ conceptions are essential to their didactic and pedagogic classroom practices and that, as far as the present planetary situation is concerned, those have been superficial, showing a lack of consciousness, inservice teacher training appears to be fundamental. This research work had the goal to develop (conceive, produce, implement and evaluate) an inservice teacher training program with ESD orientation. The qualitative research was developed in 4 distinct, yet interrelated phases: Phase I: We undertook an extensive documents analysis for the establishment of the theoretical framework which relates to the sustainable development problematic. Phase II: We characterized initial teachers’ conceptions about sustainable development and we also identified the need to (re)orient education for the promotion of this understanding. Phase III: We conceived and implement a teacher training program according to the needs and conceptions identified in the previous phase. The evaluation of the program was conducted in Phase IV. When analysing the data, collected according to different methods and several instruments, we may conclude that the work developed allowed us: i) to identify the conceptions of the teachers about Science, Citizenship and Sustainable Development; ii) to conceive and implement, throughout the training program, didactical resources EDS oriented for initial teachers; iii) to monitor the participant teachers in the construction of content and didactic knowledge; iv) to identify the conceptions of primary students about the themes worked on the implementation training program; v) to define the orientations for a new teacher training cultures, where EDS is assumed as transversal to all disciplinary domains. Being a contribute for the Education for Sustainable Development Decade, this study shows the need to orient teachers’ initial and inservice training education.-
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000220677por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormação inicial de professorespor
dc.subjectEducação para o desenvolvimentopor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEducação para a cidadaniapor
dc.titleEducação para o desenvolvimento sustentável no 1º CEB : contributos da formação de professorespor
dc.typedoctoralThesispor
thesis.degree.levelDoutoramentopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
dc.identifier.tid101172796-
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DEP - Teses de doutoramento

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