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http://hdl.handle.net/10773/14576
Título: | Scooter elétrica: implementação de um controlador para motores BLDC |
Autor: | Costa, Jorge David Ferreira da |
Orientador: | Martins, Ernesto Martins, Rui Manuel Escadas Ramos |
Palavras-chave: | Engenharia electrónica Motores eléctricos Controladores eléctricos Veículos eléctricos |
Data de Defesa: | 2014 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O objetivo principal desta dissertação prende-se com o desenvolvimento e implementação de um controlador eletrónico para motores BLDC, de baixo custo, de forma a poder integrar um sistema passível de ser comercializado. O controlador desenvolvido teve por base a análise de um controlador comercial implementado na scooter elétrica, cedida para a realização desta dissertação. O protótipo construído foi desenhado de forma a poder substituir o controlador original da scooter, tendo em consideração as dimensões físicas da PCB, bem como de todos os componentes, tornando possível a integração do novo controlador na scooter utilizada.
Os resultados foram obtidos através de testes realizados, utilizando o motor BLDC, proveniente da scooter cedida e de um motor AC trifásico, que serviu de carga variável.
Concluiu-se que é possível implementar um controlador para motores BLDC eficiente e que, pela análise de mercado realizada, a sua implementação apresenta um custo reduzido.
No seguimento deste trabalho será pertinente explorar formas adicionais de rentabilizar a autonomia do sistema scooter elétrica, nomeadamente na gestão das baterias The aim of this work was the development and implementation of a low cost electronic controller for BLDC motors that can be commercialized. The controller was developed based on the analysis of a commercial controller, implemented on the electric scooter, assigned to the realization of this thesis. The developed prototype was designed so as to be able to replace the original controller of the motorcycle, taking into account the physical dimensions of the PCB, as well as all the components, and making it possible to integrate the new controller used in the scooter. The results were obtained from tests performed using the BLDC motor from the motorcycle and a three-phase AC motor, which served as a variable load. It was concluded that it is possible to implement an efficient BLDC motor controller whose implementation would have a reduced cost, according to the market analysis made. Following this work, it will be pertinent to explore additional ways to monetize the autonomy of the system electric scooter, particularly in the management of batteries. |
Descrição: | Mestrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14576 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DETI - Dissertações de mestrado |
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