Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/14562
Title: | Requiem para um gato : material didático coral para crianças |
Author: | Araújo, Rafael Filipe Moreira |
Advisor: | Soveral, Isabel |
Keywords: | Ensino de música Música coral - Crianças Práticas educativas Significação (psicologia) Teoria da música Escalas musicais |
Defense Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Esta Dissertação pretende contribuir para a aprendizagem da teoria conceptual
da música e conteúdos teóricos com base na vivência musical. Pretende
melhorar as práticas educativas e facilitar a compressão através de uma obra
coral intitulada Requiem para um gato. Com base na interpretação desta obra,
serão usados os princípios de significação, defendido e corroborado por
diversos autores.
O Requiem para um gato foi gravado em formato áudio (CD) no Orfeão de
Leiria, Conservatório de Artes. As turmas responsáveis foram os alunos das
Classes de Conjunto do 1º, 2º e 3º grau do Orfeão de Leiria, Conservatório de
Artes, onde o Mestrando é professor.
Os resultados foram avaliados e concluiu-se que o Requiem para um gato
contribuiu para a sensabilização dos alunos para os conteúdos teóricos de
Formação Musical nomeadamente, Escala Pentatónica, Escala de dó menor
natural e harmónica, Escala Blues menor, escala de tons inteiros, modo lídio,
modo dórico e modo frígio. This thesis aims at contributing to the learning of music conceptual theory and theretical contets based on muscal experience. It seeks to improve the educational practices and make understanding easier through a choral work entitled “Requiem for a cat”. The principles of sense defended and confirmed by several authors will be used as basis on the interpretation of this work. The “Requiem for a cat” was recorded in audio format (CD) at the singing school of Leiria Arts Conservatory. The responsible groups were students of the Classes of Music Making Grades, 1, 2 and 3 of the Singing School of Leiria Arts Conservatory, where the Master’s student is a teacher. The results were evaluated and it was conclude that the “Requiem for a cat” helped to acquire and sensitize theoretical conepts of Musical Training namely Pentatonic Scale, C minor and harmonic scales, Minor Blues, whole tone Scale, and Lydian, Dorian and Phriguan modes. |
Description: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14562 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.