Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/14561
Title: | Leitura à primeira vista ao piano : importância e estratégias de desenvolvimento |
Author: | Seara, Ana Rita Braga Neves |
Advisor: | Santana, Helena |
Keywords: | Ensino de Música Música Ensino de piano Interpretação musical - Piano Desenvolvimento de competências |
Defense Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este projeto educativo pretende mostrar a importância do trabalho de desenvolvimento das competências de leitura à primeira vista dos alunos dos cursos do ensino vocacional da música de piano, e da importância da inclusão de uma disciplina no plano curricular de um aluno do ensino vocacional da música onde esta mesma capacidade fosse trabalhada e desenvolvida de forma sistematizada, fundamentada, e obedecendo a um programa próprio com conteúdos, objetivos, metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem bem definidos e estruturados. Este projeto pretende também averiguar quais as formas e estratégias de desenvolvimento de leitura à primeira vista mais atuais, percebendo as suas capacidades e limitações.
Os objetivos foram perceber quais os aspetos fulcrais para o desenvolvimento da capacidade de leitura à primeira vista, quais destes aspetos podem ou não ser trabalhados com os discentes e através de que estratégias, bem como o porquê da necessidade de desenvolver esta capacidade.
Como ferramentas de obtenção de dados foram utilizadas fichas de avaliação de momentos performativos predefinidos e gravados para concretizar esta mesma avaliação, um questionário aos alunos participantes no projeto, e elaborado um diário de bordo das sessões de trabalho efetuadas. This project aims to show the importance of piano sight-reading skill’s development work to the piano students in music vocational teaching, and the importance of including a discipline at the curriculum of this students that works and develops piano sight-reading skill in a systematized and substantiated way, following a proper program with teaching and learning contents, goals, methodologies and strategies. It aims too to investigate which are the actual ways and strategies to develop piano sight-readind skills, understanding their capabilities and limitations. The purposes of this project were to understand which are the crucial aspects for develop piano sight-reading skills, which of these aspects can or not be developed whith the students and through which strategies, as well as the reason of the need to develop this skill. As tools for obtaining data were used evaluation forms belonging to recorded performative moments, an inquiry to the participating students in this project, and elaborated a logbook with the working sessions made. |
Description: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14561 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.