Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14476
Title: Sistema para pagamento de portagens baseado em smartphone
Author: Dias, João Miguel Requeijo
Advisor: Matos, João Nuno Pimentel da Silva
Oliveira, Arnaldo Silva Rodrigues de
Keywords: Engenharia electrónica
Aplicações de computadores
Pagamento electrónico
Smartphone
Defense Date: Dec-2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Desde a década de 60 que a criação de sistemas de pagamento em infraestruturas rodoviárias tem suscitado interesse entre os governos dos países desenvolvidos, dadas as suas vantagens económicas no que toca à amortização dos investimentos incorridos e à implementação de políticas baseadas no princípio do utilizador pagador. Com a crescente utilização das redes rodoviárias como meio de transporte de mercadorias e pessoas, as questões ambientais, de segurança e de fluidez de trânsito começaram a tornar-se temas relevantes para o desenvolvimento sustentado das sociedades modernas. Assim, o investimento em inovação e tecnologia dos sistemas eletrónicos de pagamento de portagens, tem sido constante nos últimos anos. Hoje em dia, a maioria dos membros da União Europeia possuem serviços de pagamento de portagens eletrónicas, pois comprovou-se que estes acarretam não só benefícios económicos, mas também benefícios para o cidadão comum, em termos de segurança e qualidade de vida. Contudo, cada país criou os seus sistemas ou serviços, aplicados a circunstâncias específicas e seguindo estratégias díspares, o que levou à proliferação de sistemas de portagem incompatíveis, alguns a nível tecnológico, o que torna a interoperabilidade destes, um desafio atual. O esforço desenvolvido pela Comissão Europeia para superar este desafio levou à criação do Sistema Eletrónico Europeu de Portagem (SEEP). Na presente dissertação elaborou-se um estudo dos sistemas eletrónicos de pagamento de portagem utilizados na União Europeia, no qual se identificaram algumas limitações para além da falta de interoperabilidade, tal como a ausência de um interface entre o utilizador e os operadores de portagens, que dificultam a utilização dos sistemas eletrónicos de portagem em determinados cenários, como o de car sharing, por exemplo. No sentido de atacar esta questão, desenvolveu-se um sistema denominado Charge Collector System (C2S). Para além da conceptualização da estrutura e do modo de funcionamento, ainda se produziu uma prova de conceito. Esta congrega uma unidade de bordo, ou On Board Unit (OBU) baseada em Linux, capaz de comunicar com um smartphone, para o qual se criou uma aplicação móvel, baseada em Android. A aplicação disponibiliza um interface gráfico onde o utilizador poderá consultar os registos de portagem incorridos e submetê-los para pagamento. Foram ainda realizados testes de estrada e exibidos os seus resultados. Os trabalhos desenvolvidos, no âmbito desta dissertação, resultam num modelo ilustrativo, ou prova de conceito, de uma unidade de bordo e de uma aplicação móvel, capaz de expressar toda a experiência de utilização inerente ao funcionamento do sistema C2S, demonstrando o registo de portagens, a posterior transmissão destas para o smartphone e a consulta das mesmas em formato de aplicação móvel.
Since the 60’s, the implementation of the toll collection systems has raised interest by the governments of developed countries, due to its economical benefits in terms of the amortization of the incurred investments and the execution of laws based in the user pays principle. The high increasing of road networks, to transport people and goods, put the environmental and security issues, as well as the traffic flow concerns, much more relevant to enhance the sustainable development of modern societies. Thereby, the investment in innovation and technology of electronic toll collection has been a constant on the last years. Nowadays, most of the European Union members have electronic toll collection on their road networks, because it was proved that its usage leads, not only economical benefits, but also benefits directly to the people, promoting security and quality of life. However each country developed and applied their services or systems in di↵erent circumstances, following disparate strategies that led to dissemination of incompatible ETC systems, some of them at the technological level, which makes the implementation of the interoperability feature a real challenge. The European Commission e↵orts have been developed near the creation of the European Electronic Toll Service (EETS), trying to surpass this pitfall. On this dissertation, it was developed a study about electronic toll collection used in the European Union, where it was highlighted some of their limitations beyond the interoperability feature, such as the lack of the user interface that difficult the use of ETC services in some scenarios, for instance in the car sharing business. Moreover, it was developed a system, named Charge Collector Sytem (C2S), where it was elaborated all the structure and the operating mode, as well produced a proof of the concept. This model proof gathers one On Board Unit (OBU) based in Linux systems, able to communicate with a smartphone, for which it was developed an Android mobile application. This mobile application provides a user interface where it is shown the incurred toll logs and where it is possible to send them to a payment system. It was also developed several tests and showed some results. The project developed under this dissertation resulted in the proof of the concept, constituted by the OBU and the mobile application, where the user can experience the functions of the system C2S, related with the tolling registration, the logs transmission to the smartphone and the logs query on the mobile application.
Description: Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações
URI: http://hdl.handle.net/10773/14476
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado

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