Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14437
Title: Ilustrar-me : ilustração como meio de descoberta da expressão emocional
Author: Maurício, Cláudia Helena Santos
Advisor: Barbosa, Helena
Keywords: Educação artística
Artes visuais
Ilustração - Técnicas
Literatura infantil - Ilustração
Desenvolvimento das crianças
Desenvolvimento da personalidade
Emoções
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A acompanhar o desenvolvimento tecnológico atual na área editorial, assistimos a uma grande variedade de estilos de ilustrações. Considerando a ilustração infantil uma forma de expressão gráfica que acompanha e integra o desenvolvimento da personalidade da criança, interessou abordar esta temática, no âmbito de uma turma do 12º ano de escolaridade, de uma Escola Secundária do distrito de Aveiro, na disciplina de Expressão Plástica. O objeto deste estudo prende-se com a análise da importância na expressão artística, da identidade pessoal e das emoções e, como estas podem influenciar o trabalho da autoria. Paralelamente estudou-se a relação da narrativa oral com a narrativa visual. A metodologia da presente investigação teve início com uma pesquisa das referências bibliográficas pertinentes para o seu desenvolvimento. Optou-se por uma investigação qualitativa, cujos dados emergiram do trabalho prático realizado pelas alunas e da elaboração de dois questionários. Os questionários permitiram-nos aferir as referências às quais as alunas recorrem para comunicar visualmente, assim como analisar se as alunas foram influenciadas pelas emoções implícitas na narrativa oral dos seus contos infantis. Considerando as hipóteses de investigação e a abordagem metodológica utilizada, foi possível obter uma perspetiva conjunta de duas áreas distintas, mas que se intersetam e complementam: a área artística e a área da psicologia. Estas áreas apresentam um grande caráter de subjetividade, que foi minimizado através dos dados obtidos no projeto de investigação. Esta investigação dará respostas dirigidas aos professores, aos alunos, ilustradores de contos infantis, aos artistas plásticos e também poderá ser relevante na área da psicologia. Na conclusão desta futura investigação, pretende-se constatar a influência das emoções e referências da autoria, em evidência nos meios de expressão e comunicação visual.
Along with the present technological development in the publishing area, there is a wide variety of graphics styles. Considering the childlike illustration a form of graphic expression that follows and integrates the development of the child personality, it is interesting to address this issue in the context of a 12th grade class of a secondary school in the district of Aveiro, in the discipline of Artistic Expression . The object of this study concerns the analysis of the importance of the artistic expression in the personal identity and emotions and how these may influence the author work. At the same time, we studied the relationship between oral narrative and visual storytelling. The methodology of this research began with a survey of relevant references for its development. We chose a qualitative research. The data emerged from the practical work performed by the students and by the development of two questionnaires. The questionnaires allowed us to measure the references to which students appeal to communicate visually as well as to examine if the students were influenced by implicit emotions in the oral narrative of their own fairy tales. Considering the research hypotheses and methodological approach, it was possible to obtain a global perspective of these two areas, that besides being distinct intersect and complement each other: the artistic area and the area of psychology. These areas have a large character of subjectivity, which was minimized by the data obtained in the research project. This research will provide answers to teachers, students, children's stories illustrators, artists and may also be relevant in the area of psychology. In the conclusion of this future research, we intend to observe the influence of emotions and author references in the means of expression and visual communication.
Description: Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/14437
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf6.27 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.