Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1442
Title: Desenvolvimento pessoal do docente reflexivo: estratégias de gestão de stresse
Author: Gaspar, Anabela de Jesus Fonseca
Advisor: Seco, Graça Maria dos Santos Batista
Keywords: Supervisão
Formação de professores
Formação inicial
Estágios pedagógicos
Prática pedagógica
Defense Date: 2007
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Dada a importância que a Prática Pedagógica tem na vida do futuro professor, e sendo múltiplos os desafios e exigências que podem ser geradores de sintomas de mal-estar e stresse, optámos por realizar um estudo que procurasse analisar a relação do estagiário com o seu processo supervisivo, enquanto possível dimensão de desenvolvimento de estratégias para lidar com o stresse. A presente investigação procura reflectir sobre os resultados de um estudo longitudinal, baseado numa amostra de 34 estagiários do 4.º ano do 1.º Ciclo da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria, que no ano lectivo de 2006/2007 se encontravam em situação de Prática Pedagógica. Centra-se sobretudo nos domínios da supervisão e do desenvolvimento de estratégias de gestão do stresse, explorando alguns dos aspectos mais significativos da Prática Pedagógica. Tem como principal objectivo perceber como os futuros professores percepcionam o contributo do Supervisor e do Cooperante na gestão do stresse por eles vivenciado em contexto de estágio. Situado na última etapa da formação inicial, o candidato à profissão realiza a sua prática na docência, etapa que se reveste de particular relevância para o futuro professor. Nesta dissertação, procuramos identificar quais as fontes e os sintomas de stresse percepcionados pelo futuro professor; conhecer as estratégias de coping por eles utilizadas; estudar as relações entre stresse, sintomas e estratégias de coping; e contribuir para a identificação de causas e consequências específicas do stresse no futuro professor. Face ao problema em estudo, e tendo em conta os objectivos definidos para a investigação, adoptou-se uma abordagem de tipo quantitativo, baseando-se a recolha da informação na aplicação aos estagiários de quatro questionários. Para a análise dos dados, recorreu-se a estatísticas descritivas e inferenciais. Apoiados em diferentes estudos realizados sobre esta temática e referenciados no enquadramento teórico, e perante os resultados da nossa investigação obtidos em dois momentos parece-nos possível concluir que, em termos gerais, os futuros professores da nossa amostra se revelaram satisfeitos com a Prática Pedagógica. A análise comparativa dos dados relativos à percepção de stresse por parte dos estagiários permite-nos identificar uma diferença estatisticamente significativa ao nível da dimensão da Supervisão, registando-se uma ligeira descida da média do 1.º para o 2.º momento de aplicação dos questionários. Estes dados sugerem-nos que, provavelmente, ao longo do estágio, os futuros professores da nossa amostra aprenderam a controlar melhor as situações aparentemente indutoras de stresse, através da intervenção desenvolvida pela prática supervisiva. ABSTRACT: Given the importance that the Pedagogical Training has in the life of the future teacher, and given the multiple challenges that can lead to discomfort symptoms, we have chosen to carry out a study that would analyse the links between the trainees and their supervising process as a stress triggering factor. This investigation tries to analyse the results of a longitudinal study based on a sample of 34 trainees working with the 4th grade of the 1st Cycle at the School of Education of the Polytechnic Institute of Leiria, that in the academic year of 2006/2007 were in a Pedagogic Training. It focuses on the supervision and stress domains, exploring some of the main subjects of to be taken into account in the Pedagogical Practice. Its main purpose is to understand how future teachers apprehend the contribution of both Supervisor and Cooperative Teacher towards traineeship stress management. Focused on the last stage of the Initial Education, the candidates to the profession accomplish their teaching practice, a stage that is particularly relevant to every teacher’s future. In this thesis we identify the sources and symptoms of stress in future teachers; Their coping strategies are perceived; the relations between stress; symptoms and coping strategies are studied; finally, we hope to give a contribution towards the identification of specific causes and consequences of such situations. According to the subject under study a quantitative approach was adopted as an information gathering technique. We resorted to four questionnaires given out to trainees, which were subjected to descriptive statistics. Supported by different studies on this topic and by falling back on a framework, theoretical framing it seems possible to conclude, in the presence of our research, held in two different moments that, on the whole, the future teachers of our sample have shown pleased with their Pedagogical Practice. We also became aware of a decrease in the stress symptoms from the first to the second moment, and an increase in the usage of coping strategies. We have noticed as well that, between the two moments, there was a decrease in stress perception and that stress, a result of the Supervising Practice, has greatly decreased. This data suggests that, probably, the future teachers of our sample have apparently controlled stress inductive situations, not considering them a threat but a challenge.
Description: Mestrado em Supervisão
URI: http://hdl.handle.net/10773/1442
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010001690.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.