Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/14427
Title: | O processo manual com acompanhamento digital no livro infantil do ponto de vista editorial |
Author: | Pedro, Otília Vieira |
Advisor: | Barbosa, Helena |
Keywords: | Educação artística Artes visuais Tecnologia da informação Design - Edição Recursos digitais Livros infantis |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Atualmente, as tecnologias digitais apresentam-se como um dado
adquirido não só na vivência diária, mas também, no ensino de uma
forma geral. Na área artística estas assumem um papel com algum
relevo, uma vez que permitem auxiliar ou até mesmo complementar
qualquer trabalho, conferindo-lhe na maioria dos casos um estatuto
diferenciador.
Considerando a relevância e a influência das já referidas tecnologias
digitais este estudo teve como objetivo destacar a sua importância
quando conjugadas com a tecnologia manual no processo de
desenvolvimento do livro infantil, enquanto elemento diferenciador e
pontencializador do gosto pelos livros a nível desse público. Assim,
considerou-se pertinente a realização de um projeto editorial que de
certa forma contribuísse para a percepção da importância e do
contributo que estas tecnologias representam junto dos docentes e
discentes. Por conseguinte, esta investigação foi construída como
contributo para a melhoria da qualidade do processo de ensinoaprendizagem
e como incentivo ao interesse pela área artística,
visando uma nova forma de aprofundar, perceber, expôr e enaltecer a
ligação do saber fazer manual com o complemento do saber fazer
digital. Para isso, recorreu-se a várias metodologias ao longo do
desenvolvimento do projeto em contexto de ensino. Finalizando-se o
mesmo com a sua apresentação e divulgação à comunidade. Nowadays, digital technologies are taken for granted not only in one’s daily life but also in the general teaching area. In the artistic area, these technologies play a relevant role, once they allow assisting or even complementing any type of work, giving it, in most situations, a differentiator status. Considering the relevance and the influence of the already referred digital technologies, this study aimed at highlighting its importance when used together with manual technology in the process of development of the children’s book, as a differentiator and potentiating element in the taste for books by that target public. Hence, it was considered pertinent the making of an editorial project which, in a certain way, would contribute to the perception of its importance and also the contribution these technologies represent for teachers and students. Therefore, this investigation was conducted as a contribution to the improvement of the quality of the teaching/learning process. It was also supposed to be an incentive to the interest in this artistic area, aiming at a new way to deepen, understand, expose and praise the connection between the using of both manual and digital skills. To accomplish this, several methodologies were used throughout the development of the project in a teaching context. Finally, the presentation and release of the final product to the community. |
Description: | Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14427 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.