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http://hdl.handle.net/10773/14424
Title: | Mobilidade ciclável: uma avaliação do ciclo de vida |
Author: | Almeida, Diogo Rodrigues de |
Advisor: | Coelho, Margarida Isabel Cabrita Marques |
Keywords: | Engenharia mecânica Mobilidade Bicicletas |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | As alterações climatéricas e a dependência dos recursos fósseis têm levado às sociedades a preocuparem-se cada vez mais com esses fatores. É neste âmbito que se enquadra a mobilidade ciclável como uma mais-valia económica, ambiental e de saúde pública. A utilização da bicicleta nas deslocações quotidianas está em crescimento, não só em Portugal mas em toda a Europa. Desta forma, e numa época de crise económica, a mobilidade ciclável torna-se uma opção cada vez mais interessante, principalmente para distâncias curtas. Além disso, existe na atualidade um maior interesse nas deslocações feitas de bicicleta e um esforço para lançar bicicletas mais atrativas no mercado. Políticas de incentivo ao uso da bicicleta e à redução das emissões para a atmosfera estão hoje mais que nunca no topo de prioridades das cidades que pretendem ser associadas a uma boa qualidade de vida.
O objetivo principal desta Dissertação centrou-se na avaliação do ciclo de vida de uma bicicleta de montanha e através da análise dos componentes com maior impacte ambiental associado, procuraram-se fazer alterações a nível de materiais e verificar qual a combinação que causava um menor impacte. Com recurso ao software SimaPro foram introduzidos e analisados os dados dos processos de produção, manutenção, uso e tratamento dos resíduos.
Materiais como o alumínio, o aço, a madeira e a fibra de carbono foram testados no software e os resultados mostraram que os componentes que integram alumínio na sua produção são os mais danosos ao nível ambiental. Por outro lado, os testes realizados nos componentes de madeira mostram os melhores resultados. Foi verificado que a parte da produção numa bicicleta é a que tem mais impacte ambiental aquando avaliadas todas as fases do ciclo de vida. Nowadays, there is a concern about climate change and the use of fossil fuels. Cycling brings advantages to the environment and is also an affordable transportation mode. The number of people using bicycles has been increasing not only in Portugal, but also in other European countries. During the economic crisis, bicycle became an interesting transportation mode, especially for short distances. Because of this, the interest in manufacturing new types of bicycles made of different materials has increased. The main objective of this Dissertation is to evaluate the life cycle of a mountain bicycle, and find out components which have the highest environmental impact. Then, some “what-if” scenarios were performed, in which those components were replaced with different materials. The objective was to decrease the environmental impact. Using the program SimaPro, production process, maintenance, use and waste scenarios were calculated. Aluminum, steel, wood and carbon fiber were tested in SimaPro, and the results showed that the components made in aluminum have the highest environmental impact. On the other hand, wood shows the lowest environmental impact. When evaluating the whole life cycle of the bicycle, the production phase has the highest impact. |
Description: | Mestrado em Engenharia Mecânica |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14424 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEM - Dissertações de mestrado |
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