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dc.contributor.advisorMendes, António Netopt
dc.contributor.authorCastanheira, Olga Sofia Rodrigues do Paçopt
dc.date.accessioned2015-07-15T11:05:14Z-
dc.date.available2015-07-15T11:05:14Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/14401-
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativaspt
dc.description.abstractA implantação do programa das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e o consequente alargamento do horário das escolas públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) surge com o intuito de responder socialmente às necessidades das famílias, que se veem confrontadas com as dificuldades inerentes à conciliação da vida familiar, profissional e escolar. Para além dos benefícios sociais alcançados, algumas vozes dissonantes têm alertado para o facto de este Programa escolarizar a vida das crianças em demasia, provocar uma redução nos tempos e nas vivências familiares e desvalorizar as motivações e os interesses das crianças, fatores que poderão desencadear maiores problemas comportamentais nos alunos. Face à problemática apresentada, a presente dissertação pretende aferir se, na ótica dos professores do 1º CEB, a frequência das AEC tem contribuído para o aumento da indisciplina dos alunos neste nível de ensino. Na prossecução deste objetivo, o referencial teórico-normativo foca na crescente tendência descentralizadora das últimas décadas, a par da participação cada vez mais preponderante dos municípios na área da educação; faz uma incursão profunda e o mais completa possível pelo Programa das AEC, implantado em Portugal Continental, e, para além disso, aborda a temática da indisciplina, conceito que, nas últimas décadas, se transformou numa das muitas preocupações do sistema educativo português. A metodologia adotada é um estudo de caso que usa como técnicas de recolha de dados a consulta documental e o inquérito por questionário, aplicado aos 40 professores do 1º CEB do Agrupamento de Escolas X. Os dados recolhidos constituem matéria para tratamento estatístico, de natureza descritiva, com recurso ao programa informático Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Pela análise dos dados obtidos no inquérito por questionário, conclui-se que uma expressiva maioria dos docentes inquiridos considera um mito o aumento dos níveis de indisciplina dos alunos do 1º CEB, após a implantação das AEC.pt
dc.description.abstractThe emergence of the program Curricular Enrichment Activities (AEC) and the consequent expansion of the opening hours of public Primary Schools occurs in order to respond to the families’ social needs who are confronted with difficulties inherent in balancing family , work and school life. In spite of the achievement of social benefits, some dissenting voices have alerted to the fact that this program is schooling children’s lives too much, decreasing family time experiences, devaluating, this way, children’s interests and motivation, causing bigger behavioural problems.Dealing with the problems presented, this thesis aims to assess whether, according to the teachers of the 1st CEB view, the attendance of AEC has contributed to increase disruptive behaviour of the pupils at this level of education. In pursuit of this purpose, the theoretical and normative referential focuses on the decentralizing increasing tendency of the last decades, alongside the increasingly prominent participation of city councils in the education area; formulates a thorough and an entire incursion on the program of the AEC, implemented in mainland Portugal, and, in addition, articulates the theme of indiscipline, a concept that, in the last decades, has become one of the many concerns of the Portuguese educational system. The methodology is a case study that uses techniques such as data collection to document research and the survey questionnaire applied to 40 teachers of the 1st CEB from School X. The data collected are subject to descriptive statistical analysis, using the computer program Statistical Package for Social Sciences (SPSS). From the analysis of data obtained in the questionnaire survey, it is concluded that a large majority of the teachers consider a myth that the beginning of this program (AEC) have increased indiscipline in 1st CEB’s pupils.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCiências da educaçãopt
dc.subjectDesenvolvimento dos currículospt
dc.subjectActividades escolarespt
dc.subjectEnsino básico 1º ciclopt
dc.subjectDisciplinapt
dc.subjectComportamento dos alunospt
dc.subjectDescentralização da educaçãopt
dc.subjectVida familiarpt
dc.subjectEducação das criançaspt
dc.subject.otherDescentralizaçãopt
dc.subject.otherEscola a Tempo Inteiropt
dc.subject.otherAtividades de Enriquecimento Curricularpt
dc.subject.otherIndisciplinapt
dc.titleIndisciplina no 1º ciclo após a implementação das atividades de enriquecimento curricular : mito ou realidade?pt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201588382-
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DEP - Dissertações de mestrado

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