Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/14392
Título: Contributos da educação em Geociências para o desenvolvimento: uma abordagem ao tempo geológico
Autor: Martins, Luísa Maria Lopes
Orientador: Marques, Luís Manuel Ferreira
Bonito, Jorge
Palavras-chave: Didática
Desenvolvimento dos currículos
Desenvolvimento sustentável
Pesquisa científica
Literacia científica
Estratégias da aprendizagem
Ensino das ciências
Data de Defesa: 2015
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Perante os desafios do mundo contemporâneo, marcado pela complexidade, pelo ritmo acelerado de mudança e pela incerteza, o desenvolvimento dos alunos como cidadãos cientificamente cultos é um fator crítico. Neste contexto, a educação em Geociências, em geral, e a compreensão do tempo geológico, em particular, podem contribuir para um aprofundamento da cultura científica e da responsabilidade do cidadão promotor do desenvolvimento sustentável, numa matriz Ciência/Tecnologia/Sociedade. Assim, com este estudo, pretende-se alcançar duas grandes finalidades: a) contribuir para o desenvolvimento de um quadro teórico e concetual, no âmbito da educação em geral e das Geociências em particular, visando o desenvolvimento dos alunos como cidadãos cientificamente cultos numa lógica de sustentabilidade; b) conceber, implementar e avaliar estratégias, fundamentadas no corpus de referência, no âmbito da Geologia no ensino secundário. Corresponde a uma investigação-ação desenvolvida pelo professor de Biologia e Geologia com alunos do 11.º ano e organizada em três fases: i) desenvolvimento de um quadro teórico de referência e concetual; ii) conceção, desenvolvimento e avaliação de uma intervenção didática iii) elaboração de uma proposta metodológica fundamentada para o aprofundamento de uma cultura científica que promova o desenvolvimento da sustentabilidade na Terra a partir do ensino do tempo geológico. Os resultados do estudo apontam para a importância de trabalhar de modo articulado os conceitos de tempo geológico e de desenvolvimento sustentável na formação de cidadãos cientificamente cultos, capazes de dar resposta às questões complexas da sociedade atual. Por outro lado, a análise da intervenção didática confirma a importância das atividades exteriores à sala de aula e do trabalho prático para o desenvolvimento da cidadania, em alunos do ensino secundário, e como facilitadoras da compreensão de conceitos complexos como o de tempo geológico.
Amidst the challenges of our contemporary world, marked by complexity, by the rapid pace of change and by uncertainty, the development of students as scientifically literate citizens is a critical factor. In light of the above, education in Geosciences, in general, and the understanding of geological time, in particular, can contribute to a broadening and deepening of scientific culture and of the responsibility of the citizen promoting sustainable development, in a Science/Technology/Society approach. So, with this study, we intend to: a) contribute to the development of a theoretical framework, in the context of education in general and of Geosciences in particular, aiming at the development of students as scientifically literate citizens embracing the dominant logic of sustainability; b) plan, implement and evaluate strategies, based on the corpus of reference, in the context of Geology in high school. It focuses on a research-action methodology developed by the teacher of Biology and Geology with 11th grade students and organised in three stages: i) development of a theoretical framework of reference; ii) design, development and evaluation of a didactic intervention programme iii) conception of a proposal for a methodological approach to broaden a scientific culture that promotes the development of sustainability on Earth through the teaching of geological time. The results of this study point to the importance of working the concepts of geological time and sustainable development in an articulated way to train scientifically literate citizens to be able to respond to complex questions of our modern society. On the other hand, the analysis of the didactic intervention programme confirms the importance of activities that take place outside the classroom and of practical work for the development of citizenship in high school students (16-17 years old), and as facilitators of the understanding of complex concepts such as geological timescale.
Descrição: Doutoramento em Didáctica e Formação - Didáctica e Desenvolvimento Curricular
URI: http://hdl.handle.net/10773/14392
Aparece nas coleções: UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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