Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14367
Title: Processos de comunicação e linguagem numa criança com atraso de desenvolvimento da linguagem
Author: Almeida, Ana Carlos Cardoso Ribeiro de
Advisor: Andrade, Fátima
Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos
Keywords: Educação especial
Desenvolvimento da linguagem
Perturbações da linguagem - Diagnóstico clínico
Linguagem das crianças
perturbações da comunicação
Epilepsia - Crianças
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho relata a intervenção realizada junto de uma criança com diagnóstico clínico de epilepsia mioclónica-astática, e um atraso de desenvolvimento ao nível das competências comunicativas e linguísticas. As acentuadas dificuldades da criança em comunicar e exprimir-se - recorre essencialmente à palavra-frase, dirige-se aos locais e aponta para expressar os seus desejos e vontades – estiveram sempre no foco da atenção da investigadora/estagiária, que baseou toda a intervenção numa cuidada e multidimensional observação, recolhendo dados sobre a criança e respetivo funcionamento nos seus contextos de vida (jardim-de-infância, família, hipoterapia e sessões da “Associação Pais em Rede”, em que participava com a mãe), recorrendo a vários instrumentos formais de avaliação da linguagem, aplicados antes e após a intervenção. Os dados indicaram uma importante evolução da criança que, no final da intervenção, formulava enunciados de quatro palavras de conteúdo, em frases complexas, incluindo o uso de advérbios. A incondicional disponibilidade da criança para as propostas de trabalho que lhe eram dirigidas, a paradoxal e extrema facilidade com que se distraía da tarefa em mãos, e o impacto negativo da “epilepsia de ausência” de que sofria, motivaram uma busca exaustiva da “chave” para chegar até ela e manter o seu interesse e concentração. Essa crucial componente veio a revelar-se ser o recurso a imagens ou objetos diretamente relacionados com a criança e as suas vivências (fotos dela própria, etc.), em vez de se utilizarem imagens estereotipadas e/ou alheias à realidade da criança.
The present work reports an intervention on a child with a diagnostic of myoclonic-astatic epilepsy, as well as a deficit of development in the communication and linguistic competences. The aggravated difficulties the child experiences when communicating and expressing herself – essentially resorting to word-phrases, goes to places and points to express her desires and wills – were at the centre of the attention of researcher/intern. Which based the whole intervention on a careful and multidimensional observation, by gathering data about the child and her surmounting (kindergarten, family, hippotherapy and “Associação Pais em Rede” session, which the mother attended), to then use formal instruments to evaluated the used language before and after the intervention. The data showed a notorious improvement in the child that, at the end of the intervention used complex sentences whit four words, using adverbs. The unconditional availability of the child towards the work proposal, the paradox and extreme case of attention loss in terms of executing the work, and the negative impact of the “absence epilepsy”, which she suffered from, motivated the intensive search for the “key” to reach the child and retain her attention and concentration. The crucial component came to reveal itself through the use of images or objects directly related to the child and her surroundings (photos of herself, etc), instead of using stereotype images and/or one outside the child’s reality.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial
URI: http://hdl.handle.net/10773/14367
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.