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http://hdl.handle.net/10773/14366
Title: | A poesia no 1º ciclo: consciência fonológica e variação intralinguística |
Author: | Castro, Maria do Rosário Gonçalves Ochoa de |
Advisor: | Simões, Ana Raquel |
Keywords: | Educação pré-escolar Diversidade linguística Língua portuguesa Fonologia Desenvolvimento da linguagem Ensino básico 1º ciclo Textos literários Poesia |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este relatório evidencia o processo de conceção, implementação e avaliação
de um conjunto de atividades com base no texto poético, com enfoque no
desenvolvimento da consciência fonológica e na sensibilização à variação
intralinguística de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Preconiza-se que a utilização do texto poético permite desenvolver a
Consciência Fonológica, que consiste no desenvolvimento da capacidade
cognitiva que permite adquirir a consciência de que a linguagem é
segmentável nas suas unidades constituintes, como por exemplo, palavras,
sílabas e fonemas (Albuquerque, 2003). Além da consciência fonológica, a
utilização do texto poético também permite a consciência da variação
intralinguística e, consequentemente, “a consciencialização de um viver em
comum num espaço alargado, mas que ao mesmo tempo se quer uno e coeso,
onde se pretende construir um projecto que vise a vivência em democracia e
paz” (Simões, 2006, p. 40).
As questões norteadoras do projeto de intervenção foram as seguintes: Como
desenvolver a consciência fonológica em alunos do 2.º ano do 1.º Ciclo do
Ensino Básico através de textos poéticos? e Qual o contributo da abordagem
do texto poético no desenvolvimento da consciência da variação
intralinguística da Língua Portuguesa em alunos do 2.º ano do 1.º Ciclo do
Ensino Básico?
A planificação e a implementação do projeto de intervenção foram realizadas
com uma turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de
Aveiro, no âmbito da unidade curricular de Seminário de Investigação
Educacional B2 e da Prática Pedagógica Supervisionada B2, do Mestrado em
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico.
O projeto desenvolvido assentou numa metodologia de cariz qualitativo, de tipo
Investigação-Ação, tendo sido recolhidos dados através de inquéritos, de
fichas de trabalho e de um bloco de notas do professor/investigador. A análise
dos mesmos dados permitiu compreender melhor o contributo do texto poético
no desenvolvimento da consciência fonológica e da consciência da variação
intralinguística nos alunos estudados.
A análise dos dados permitiu ainda concluir que a abordagem do texto poético,
como forma de desenvolvimento da consciência fonológica, contribui para o
desenvolvimento da consciência silábica, fonémica e da rima. Além disso, o
texto poético permitiu aumentar a consciência da variação intralinguística da
Língua Portuguesa nos alunos e sensibilizá-los para a ideia de que a língua
não é una nem coesa, mas antes múltipla e plural. This report highlights the process of design, implementation and evaluation of a set of activities based on the poetic text, focusing on the development of phonological awareness and on the awareness of intralinguistic variation with students of the Primary School. It is argued that the use of poetic texts promotes the development of phonological awareness, which consists in the development of cognitive ability that permits acquiring the awareness that language is divided into its constituent units, such as words, syllables and phonemes (Albuquerque, 2003). Beyond phonological awareness, the use of poetic texts also develops the consciousness of intralinguistic variation and, consequently, "a consciencialização de um viver em comum num espaço alargado, mas que ao mesmo tempo se quer uno e coeso, onde se pretende construir um projecto que vise a vivência em democracia e paz " (Simões, 2006, p. 40). The questions of the intervention project were the following: i) How to develop phonological awareness in 2nd grade students from the 1st cycle of basic education through poetic texts? and ii) What is the contribution of the approach of poetic texts in developing awareness of intralinguistic variation of Portuguese in 2nd grade students from the 1st cycle of basic education? The planning and implementation of the intervention project was undertaken with a 2nd grade class of a school from municipality of Aveiro, within the course of Educational Research Seminar B2 and Supervised Teaching Practice B2 of the Master of Education in the 1st and 2nd cycle of basic education. The project was based on a qualitative methodology approach, based on an action-research project and the data were collected through surveys, worksheets and a teacher/researcher notepad. The analysis of these data allowed a better understanding of the contribution, to the students involved, of the poetic text in the development of phonological awareness and in the consciousness of intralinguistic variation. The data analysis also concluded that the approach of the poetic text as a way of phonological awareness development contributes to the development of syllabic phonemic and rhyme awareness. Moreover, the poetic text has promoted the awareness of intralinguistic variation of the Portuguese Language in students and increases their consciousness of the idea that language is not unified or cohesive, but rather multiple and plural. |
Description: | Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14366 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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