Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14358
Title: Ingresso e permanência de estudantes com NEE no ensino superior: um estudo qualitativo
Author: Santos, Evelyn Michelini Fortes dos
Advisor: Gonçalves, Maria Manuela Bento
Keywords: Ciências da educação
Educação especial - Ensino superior - Universidade de Aveiro
Escola inclusiva
Necessidades educativas especiais
Integração escolar
Politica educativa
Acesso ao ensino superior - Universidade de Aveiro
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A Educação Inclusiva no Ensino Superior representa atualmente um desafio de âmbito social, educacional e político. Nos últimos anos a investigação nesse campo emergiu, mas ainda percebe-se uma carência de estudos e atenção nessa vertente. O presente estudo abordou o percurso pré-universitário, o ingresso e a permanência no Ensino Superior, de Estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) da Universidade de Aveiro, a fim de compreender os principais fatores, quer sejam, educativos, sócio culturais, organizacionais ou políticos, que se apresentaram como fundamentais nesse processo de Inclusão. Para obter respostas a essas questões, optou-se pelo paradigma da investigação interpretativa com cariz qualitativo, utilizando técnicas de recolha de dados através da pesquisa documental e da entrevista semiestruturada. O tratamento dos dados foi realizado seguindo a técnica de análise de conteúdo, com o auxílio do software WebQDA. Conclui-se que o percurso pré-universitário, apesar de referido como atribulado pelos estudantes, os impulsionou a iniciar o percurso acadêmico. Ainda, foi verificada a importância de vários apoios explicitados, em especial o da família. O Contingente Especial para acesso ao ensino superior foi referenciado por todos os estudantes como um importante suporte. A forma como a universidade organiza-se na fase de entrada dos estudantes, foi considerada satisfatória, mas apresentando aspectos pontuais a serem modificados. Os recursos, as acessibilidades físicas/estruturais e culturais/atitudinais bem como os apoios disponibilizados são citados como fundamentais para a permanência destes estudantes na UA, porém, a falta de respaldo legal e de políticas inclusivas nacionais dificultam esse processo
Inclusive Teaching in Higher Education currently represents a challenge for social, educational and political context. The last few years the investigation in this field has emerged, but still is noticed a lack of attention and studies in this aspect. The study discussed the pre-university journey, the entry and permanence in Higher Education of students with Special Educational Needs (SEN) of University of Aveiro, in order to understand the main aspects, whether, educational, socio-cultural, organizational or political, these presented themselves as essential in this process of inclusion. For answer these questions, it was chosen the interpretive paradigm of research with a qualitative nature, using techniques of collecting data, through documentary research and semi-structured interview. The data analysis was performed according to the technique of content analysis, with the support of WebQDA software. Thus concluded that the pre-university journey, although referred to as turbulent by the students, led them to start the academic route. Still, it was observed the importance of various types of supports, in particular family. The special contingent for access to higher education was referenced by all students as an important support. The way the university is organized at the entrance stage of the students was satisfactory, but showing specific aspects to be modified. The resources, physical / structural and cultural / attitudinal accessibilities as well as the available support, are mentioned as essential for the permanence of these students at the UA, however, the lack of legal backing and national inclusive policies hinder this process.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas
URI: http://hdl.handle.net/10773/14358
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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