Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1434
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreira, Antóniopor
dc.contributor.authorCosta, Maria João Vazpor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:40:26Z-
dc.date.available2011-04-19T13:40:26Z-
dc.date.issued2010por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1434-
dc.descriptionMestrado em Multimédia em Educaçãopor
dc.description.abstractO presente estudo de caso foi realizado na Escola de Ensino Básico dos 2º e 3º Ciclos e Secundário José Falcão de Miranda do Corvo, com envolvimento online de outras escolas, e teve como objecto de estudo um conjunto de actividades extra-curriculares previstas no Plano de Actividades desta escola. As actividades, implementadas em contexto de aprendizagem não formal, foram o Projecto eTwinning “Está aí alguém? – As TIC e a partilha colaborativa de conhecimento”, a participação na acção “Primavera da Europa 2009” e a actividade “Comemorações do 25 de Abril”. O estudo teve como finalidade analisar e avaliar as potencialidades das TIC, com especial enfoque nas ferramentas da Web 2.0, para a criação de ambientes de aprendizagem colaborativa e construtiva. No estudo de caso privilegiou-se uma investigação qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa. Em termos qualitativos, os resultados foram bastante positivos quanto à utilização das TIC, e da Web 2.0 em particular, para criar ambientes de aprendizagem colaborativa, de partilha de conhecimento e até de construção de conhecimento. Não se chegou a desenvolver uma “comunidade de prática” entre os professores ou entre os alunos, no sentido definido por Wenger. Reconheceu-se, no entanto, que se aprenderam formas inovadoras de integrar as TIC e a Web 2.0 nas práticas pedagógicas, bem como o carácter motivador que proporcionam à aprendizagem. No final do estudo indicam-se as suas limitações e sugerem-se recomendações para futura investigação nesta área. ABSTRACT: This case study was conducted at the School of Basic Education of the 2nd and 3rd Cycles and Secondary Education José Falcão de Miranda do Corvo, and was being studied as a set of extra-curricular activities included in the Plan of Activities of this school. The activities, implemented in the context of non-formal learning, were the eTwinning Project "Is anybody out there? - ICT and collaborative sharing of knowledge”, the participation in the "Spring Day 2009" and the activity "April 25 Commemoration". The study aimed at analyzing and assessing the potential of ICT, with particular focus on Web 2.0 tools, to create collaborative and constructive environments for learning. In the case study is a focused qualitative, descriptive and interpretative research. Qualitatively, the results were very positive about the use of ICT and Web 2.0 in particular, to create collaborative environments for learning, sharing of knowledge and even the construction of knowledge. In the sense defined by Wenger has not been reached to develop a "community of practice" among teachers or among students. However it was recognized innovative ways of integrating ICT and Web 2.0 in teaching as well their motivating nature to provide the learning. At the end of the study are pointed its limitations and are suggested recommendations for future research in this investigation area.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000236418por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino multimédiapor
dc.subjectEducação informalpor
dc.subjectActividades extracurricularespor
dc.subjectTecnologia da informaçãopor
dc.subjectAprendizagem cooperativapor
dc.titleImpacte das TIC e ferramentas web 2.0 nas aprendizagens não formais : estudo de casopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010001523.pdf9.7 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.