Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/1431
Título: Integração de alunos com português língua não materna : um contributo para a gestão curricular
Autor: Oliveira, Patrícia Raquel
Orientador: Ançã, Maria Helena
Palavras-chave: Desenvolvimento dos currículos
Currículos centrados nos alunos
Ensino de uma segunda língua
Língua portuguesa
Desenvolvimento da linguagem
Data de Defesa: 2010
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente trabalho de investigação, centrado na integração escolar de crianças cuja LM não é o português, enquadra-se no decurso da formação, ao nível do Mestrado em Gestão Curricular, tendo como principal objectivo analisar as concepções dos alunos do 1.º CEB, relativas à LP, enquanto objecto de reflexão e veículo de transmissão de saberes, bem como as dificuldades sentidas na aprendizagem das restantes áreas disciplinares. Deste modo, tendo em vista a investigação a realizar, pretendemos analisar quatro crianças, oriundas de diferentes nacionalidades, que se encontram, no preciso momento, a estudar na escola do 1.º CEB de Vera Cruz, na cidade de Aveiro. Posto isto, a aquisição e o desenvolvimento de competências nos vários domínios da LP são fulcrais tanto para o sucesso desta área disciplinar como para as restantes áreas do saber. Os alunos analisados declaram possuir poucas dificuldades em LP, referindo que as áreas em que sentem mais dificuldades são Matemática e Estudo do Meio, contudo referem que estas dificuldades não estão relacionadas com a sua LM. Medo e vergonha são sentimentos que as crianças sentiram quando entraram para a escola pela primeira vez, porém foram bem recebidos por toda a comunidade educativa. Pelas razões apontadas, acreditamos que este trabalho é bastante pertinente, os resultados obtidos permitir-nos-ão conhecer um pouco melhor a realidade escolar destas crianças. Além disso, apontaremos algumas estratégias didáctico-pedagógicas, quer para uma melhor integração escolar dos alunos, com PLNM, quer para a aprendizagem da LP como objecto de reflexão e veículo de transmissão de saberes. ABSTRACT: The present investigative study is centred on the school integration of children whose mother tongue isn’t Portuguese, it fits the educational study on a Master’s Degree in Curriculum Management, with the goal of analyzing the conceptions of the elementary school students, regarding the Portuguese language, whilst object of reflexion and means of transmitting knowledge, as well as difficulties felt in the apprenticeship of other curriculum disciplines. Thereby, regarding the present study, we will analyze four children, from different nationalities, that are currently studying in the Elementary School of Vera Cruz, in Aveiro. Therewith, the acquisition and the development of competences in the various domains of the Portuguese language are decisive for the success of this area of the discipline as well as of the other areas of knowledge. The analyzed students declared that they had very few difficulties in the study of the Portuguese language, referring that the areas in which they felt more difficulties where on Maths and Study of the Environment, however they refer that these difficulties are not related to their mother tongue. Fear and shame where feelings that the children felt when they went to school for the first time however they where well received by the entire school community. For the reasons mentioned, we believe that this study is very pertinent, the results obtained will allow us to understand better the educational reality of these children. Furthermore, we will point out some educational and pedagogical methods for a better school integration of students whose mother tongue isn’t Portuguese, as well as a better apprenticeship of the Portuguese language as an object of reflexion and means of transmitting knowledge.
Descrição: Mestrado em Gestão Curricular
URI: http://hdl.handle.net/10773/1431
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2010001407.pdf9.74 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.