Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14308
Title: O potencial (económico) da língua portuguesa : representações de alunos
Author: Henriques, João André Tavares
Advisor: Ançã, Maria Helena
Keywords: Didática das línguas
Língua portuguesa
Globalização
Lusofonia
Crescimento económico - Paises de língua oficial portuguesa
Desenvolvimento económico - Paises de língua oficial portuguesa
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Na era da globalização, as línguas têm vindo a ganhar uma nova centralidade, quer enquanto objeto de estudo de diversas áreas de conhecimento, quer enquanto poder, com implicações geoestratégicas que não têm escapado à atenção dos Estados. A Língua Portuguesa (LP), em particular, tem visto a sua importância aumentar consideravelmente, sobretudo devido ao crescimento demográfico e económico de alguns países lusófonos. De acordo com diversos estudos na área da Didática das Línguas, o fator económico-político é um dos mais importantes na valorização de um idioma e pode condicionar a motivação dos alunos para a sua aprendizagem. Com o presente trabalho de investigação, procurou-se perceber quais as representações dos alunos de uma turma de português do 9.º ano sobre a LP, o seu potencial e a importância da lusofonia no crescimento e valorização deste idioma. A análise dos dados obtidos, segundo diferentes métodos e instrumentos, permitiu concluir que estes alunos, embora considerem importante a expansão da LP, não estão convictos de que esta seja uma realidade, nem conscientes do contributo da lusofonia para a expansão da sua língua materna, o que reforça o papel do professor na desconstrução de preconceitos e na mudança das suas representações.
In the age of globalization languages have become central, both as the object of study in different areas of knowledge and as a powerful tool with geostrategic implications that have been taken into account by various states. The Portuguese Language in particular has seen its importance increase significantly, largely as a result of demographic and economic growth in some Portuguese-speaking countries. Several studies in Language Didactics have shown how economic and political factors are highly relevant in valuing a language, and how they can influence students’ motivation in the learning process. This study aims to understand the preconceptions a class of 9th grade students displays about Portuguese Language, its potential, and the importance of lusophony in the language’s growth and appreciation. The collected data were analyzed using different methods and instruments which enabled us to demonstrate that although students consider the expansion of the Portuguese language to be a relevant matter, they do not believe it is a reality and that they are not aware of the contribution of lusophony to the expansion of their mother tongue. This conclusion stresses the role of the teacher in deconstructing students’ preconceptions as well as in changing their representations.
Description: Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Língua Estrangeira (Espanhol) nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/14308
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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