Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14302
Title: A integração curricular da intercompreensão numa turma de ELE
Author: Borges, Ana Margarida de Almeida
Advisor: Araújo e Sá, Maria Helena Almeida Beirão de
Keywords: Ensino de uma segunda língua
Língua espanhola
Ensino de línguas - Ensino secundário
Plurilinguismo
Intercompreensão
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente Relatório Final de estágio tem como principal intento fazer o relato de uma experiência de integração curricular da intercompreensão (IC) numa turma de Espanhol Língua Estrangeira (ELE) do Ensino Secundário, decorrente do desenvolvimento de uma sessão na plataforma Galanet, procurando verificar de que forma esta experiência concorrre para o desenvolvimento curricular da disciplina. Após uma breve incursão pela paisagem didatológica que enforma este trabalho e pelos documentos reguladores do ensino de ELE em Portugal, prossegue-se com uma apresentação do contexto em que a intervenção foi realizada e da intervenção em si mesma (objetivos, estratégias, materiais, etc.). Posteriormente, procede-se a uma análise qualitativa e quantitativa dos dados, recolhidos ao longo das diversas intervenções didáticas: notas de campo elaboradas pela própria professora, artefactos escritos e orais elaborados pelos alunos; inquérito final. Propõe-se uma análise dos dados a partir do referencial aprendente, elaborado no âmbito do projeto Miriadi (Mutualização e Inovação por uma Rede de Intercompreensão à Distância), e do CARAP (Cadre de Référence pour les Approches Plurielles), orientado para as abordagens plurais do ensino-aprendizagem de línguas. Em concomitância, descreve-se de que forma a presente proposta de integração curricular da IC no ensino de ELE concorre para atingir os objetivos propostos pelo Programa de Espanhol para o Ensino Secundário, 10º ano iniciação. Os resultados evidenciam que a integração curricular da IC no ensino de ELE induz dinâmicas de ensino-aprendizagem que, ao colocarem os sujeitos em situações de comunicação plural, envolvem-nos nas suas dimensões afetiva e inteletual, originando significativas aprendizagens, tanto no que concerne a aspetos linguísticos comuns às diversas línguas românicas como a particularidades da língua espanhola.
The final report intends to describe an experience of the program of integration of the intercomprehension in teaching Spanish as a Foreign Language, through a program developed in Galanet, in an attempt to determine how this experience can contribute for the curriculum development of the subject matters. In this study, firstly a brief review of literature and the regulatory documents of Teaching Spanish are presented. It then continues with a presentation of the context in which the research-action took place and also the objectives, strategies, materials, etc. Subsequently, a qualitative and quantitative analysis of the data, collected during the various educational program, is carried out: field notes; oral and written tasks fulfilled by the students; and final questionnaire. It proposes an analysis of the data based on a list of references for evaluating the learners’ competence, developed within the project of Miriadi (Mutualization and Innovative Research within an Interconnected netwook Aiming to Develop e-Intercomprehension) and CARAP (Cadre de Référence pour les Approches Plurielles), aiming for integrated approaches of teaching and learning languages. Concurrently, it describes how this experience of integration of intercomprehension in Teaching Spanish as a Foreign Language contributes to achieve the objectives proposed by the Program of Spanish for the Secondary Education, level A1. The results indicate that the integration of the intercomprehension in teaching Spanish as a Foreign Language induces dynamics in teaching and learning, by involving the learners in situations of plurilingual communication, provoking their emotional and intellectual dimensions, and resulting in significant learning in terms of both linguistic aspects common to many Romance languages and Spanish language particularities as well.
Description: Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Língua Estrangeira (Espanhol) nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/14302
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf4.18 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.