Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1428
Title: Articulação curricular pré-escolar/1º ciclo do ensino básico : práticas colaborativas
Author: Aniceto, José Manuel Torres Abrantes
Advisor: Tomaz, Ana Carlota
Keywords: Planeamento de currículos
Currículos centrados nos alunos
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Sucesso escolar
Defense Date: 2010
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O estudo que se apresenta emerge de um projecto de investigação que tem como eixo estruturador a temática da Articulação Curricular entre o Pré-Escolar e o 1º CEB, integrando dois estudos organizados em rede: o Estudo 1, o que agora se desenvolve pretende perceber de que forma o trabalho colaborativo entre docentes destes dois níveis de educação contribui para a efectivação de reais estratégias e práticas de articulação curricular; o Estudo 2 pretende perceber em que medida a articulação curricular entre estes dois níveis de escolaridade contribui para o sucesso educativo, na perspectiva dos participantes. Assim, no presente estudo, a ênfase é colocada na análise e compreensão dos conceitos que se movem em torno das novas concepções de currículo, principalmente, à luz da actual visão paradigmática e como é concebida, nesse enquadramento, a articulação curricular, tendo, também, por base os normativos legais e orientações provenientes de estudos e relatórios sobre a temática. São participantes deste estudo Educadores de Infância e professores do 1º CEB, pertencentes a um Agrupamento de Escolas do Distrito de Aveiro, bem como, Educadores de Infância a exercerem a sua actividade profissional nas I.P.S.S.’s, com valência de Pré-Escolar na área de influência do referido Agrupamento. Trata-se de um estudo exploratório, onde foi utilizado um Inquérito por Questionário, cujos resultados foram complementados pela realização de uma análise documental a documentos das práticas orientadoras da actividade pedagógica das instituições estudadas. A abordagem consubstanciou-se na identificação de representações e práticas de articulação curricular e sobre trabalho colaborativo dos participantes no estudo, procurando compreender de que modo a colaboração entre docentes pode contribuir para o desenvolvimento e implementação da articulação curricular. Os resultados deixam claro que os participantes parecem perspectivar a articulação curricular como algo útil e necessário, sustentado por processos de trabalho colaborativo e importante para o sucesso dos alunos. Também a percepcionam como não sendo impossível de ser realizada, nem como uma imposição legal. Baseados nas interpretações que fizemos das percepções dos participantes no nosso estudo, a articulação curricular é considerada como um aspecto pertinente, nas práticas de gestão curricular, pelos dois grupos de sujeitos, contudo parecem ser os educadores de infância que se apresentam mais disponíveis à operacionalização da articulação curricular. Também são os educadores de infância que mais acreditam na colaboração entre docentes dos dois níveis de ensino para a promoção de práticas de articulação conducentes ao tão almejado sucesso educativo. A análise dos resultados possibilitou-nos ainda um conhecimento mais efectivo das relações estabelecidas entre os profissionais, quando confrontados com a articulação curricular, não indicando uma orientação específica e/ou predominância por dinâmicas particulares, contudo o estudo revela que os docentes inquiridos percepcionam o trabalho colaborativo como factor promotor do processo de articulação curricular. Os resultados confrontam-nos, ainda, com um conjunto de interrogações, dilemas, expectativas e problemas que nos impedem de o considerar um processo em marcha e congruente do ponto de vista das finalidades que o materializam, no que às culturas docentes diz respeito. Relativamente às práticas de articulação curricular, os profissionais inquiridos apresentam perspectivas algo divergentes, não deixando de concordar com a importância da colaboração como comportamento potenciador da redução de atitudes de algum isolamento profissional que ainda se fazem sentir, atitudes essas que emergiram de uma reflexão e análise das percepções dos inquiridos, na fase final do nosso estudo. ABSTRACT: The present study emerges from an investigation project having as its structural axis the form Pre-school and Primary School levels articulate embracing two web organized studies: Study 1, the one presently developed aiming the way cooperative work between teachers from both levels contributes to making real strategies and curricular articulation effective; Study 2, aiming to understand in which way such curricular articulation between these two school levels contributes to educational success in the participants’ perspective. Therefore, the present study sets an emphasis on the analyzis and understanding of concepts concerning new curriculum conceptions, mainly, according to present day paradigmatic view and the way curricular articulation is conceived, within such frame structure, also based upon legal determinations and guidance resulting from related studies and reports. This study involves as participants Pre-school teachers and Primary school teachers from the Group of Schools of the District of Aveiro, as well as Pre-school teachers working in Private Social Solidarity Associations, which a relevant pre-school activity in area of the referred Group of Schools. This is an exploratory study, based upon a questionnaire, whose results were complemented by documental analysis of documents on guiding practices of the pedagogical activity of the institutions focused. The approach embodied on the identification of representations and curricular articulation practices and on cooperative work of the participants, in order to understand the way cooperation among teachers may contribute to the implement and development of curricular articulation. The results clearly show that the participants seem to keep in perspective the curricular articulation as being something useful and necessary, sustained by cooperative work processes and also important for the children’s success. The results also present it neither as an impossible accomplishment, nor as a legal demand. Based on the interpretations we achieved from the participants’ perceptions during our study, curricular articulation is considered as a congruent aspect, on curricular management techniques, by both subject groups. However, Pre-school teachers seem to be more open to perform curricular articulation. Pre-school teachers also believe more in cooperation between teachers from the two school levels as a way to promote articulation techniques aiming to the desired educational success. The analysis of the results has given us a more effective knowledge of the established relations between the professionals, when confronted with curricular articulation, regardless a specific orientation and/or the predominance of specific dynamics. Nevertheless, the study reveals that the teachers enquired understand cooperative work as the promoting factor to curricular articulation. Results confront us still with a set of questions, dilemmas, expectations and problems which prevent us from considering it as an ongoing process and congruent from its sustaining purposes as far as it concerns the teaching cultures. In relation to the curricular articulation practices, the inquired professionals present somewhat divergent perspectives, agreeing though with the importance of the cooperation as a catalyzing behavior to reduce some professional isolation attitudes which still prevail, attitudes which emerge from the reflection and analysis of the perception of the interviewed at the end stage of our study.
Description: Mestrado em Gestão Curricular
URI: http://hdl.handle.net/10773/1428
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010001099.pdf2.4 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.