Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14250
Title: Programas de apoio e promoção do empreendedorismo
Author: Vaz, Beatriz Gonçalves Figueiredo Machado
Advisor: Pinto, Maria Luís Rocha
Keywords: Administração pública
Empreendedorismo
Pequenas e médias empresas
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: As dinâmicas sociais alteraram-se bastante. Vivemos na verdadeira “Aldeia Global”. Imensas alterações se manifestaram na economia. Os instrumentos de gestão não ficaram indiferentes a esta situação. A inovação é fundamental para as empresas se conseguirem destacar no mercado, mas aliado a esse fator, estas têm que se posicionar competitivamente. Tendo, as PME’s, uma posição expressiva no tecido empresarial do nosso país, considero importante estudar os mecanismos de apoio que o Estado tem ao seu dispor, nomeadamente, os programas e fundos destinados ao processo de empreendedorismo. Este conceito surgiu no Séc. XVIII e tem sofrido alterações, de acordo com a evolução e desenvolvimento da sociedade. As principais diferenças centram-se nas abordagens dos diferentes autores: o enfâse dado à atitude empreendedora (a maximização de lucro, aumento de produtividade, destaque no mercado) e, mais recentemente, o foco no comportamento do indivíduo e no método a prosseguir, para conseguir chegar ao fim em vista. Pode adquirir forma prática na concretização de uma ideia de negócio, ou no ato de conceber um novo produto/serviço. A importância deste assunto é tal que, foram feitas recomendações pela União Europeia para a dedicação dos governos a esta temática e, foram dedicadas verbas do orçamento do novo programa-quadro de 2014 a 2020 para a re-industrialização. Assim, e de acordo com as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular no IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., foi redigido este documento, onde são analisadas as várias medidas disponibilizadas pelo supra-referido instituto, que têm como principal objetivo o fomento do empreendedorismo, bem como a inovação e competitividade das empresas. Apesar do esforço do Estado neste sentido – e que tem resultado relativamente à concretização das ideias de negócio – deve ser estudada uma estratégia de comunicação mais eficaz, para que a informação sobre estes apoios cheguem a um maior número de possíveis empresários.
The social dynamics have changed a lot. We live in a actual "Global Village". Huge changes have happened in the economy. Management tools were not oblivious to this situation. Innovation is vital for companies to succeed in the marketplace, but allied to this factor, they have to position themselves competitively. SMEs have a significant position in the business of our country, I consider important to study the mechanisms of support that the state has at its disposal, in particular, programs and funds for the entrepreneurship process. This concept emerged in the XVIII century and has changed, according to the progress and development of society. The main differences are centered in the approaches of different authors: the emphasis given to the entrepreneurial attitude (the maximization of profit, increased productivity, highlighted on the market) and, more recently, the focus on the individual's behavior and method to continue to make it to the end in view. You can purchase practically the embodiment of a business idea, or the act of designing a new product / service. The importance of the issue at matter is such that, recommendations were made by the European Union for the focus of governments to this topic and funds were dedicated from the budget of the new Framework Programme 2014-2020 for the re-industrialization. Thus, according to the activities developed during the traineeship in IAPMEI - Agency for Competitiveness and Innovation, IP, this document was drafted, with the various measures provided by the above-mentioned institute, whose main objective is the promotion of entrepreneurship, innovation and competitiveness. Despite the State's efforts in this direction - and that has resulted in attaining business ideas - a more effective communication strategy should be studied, so that the information on this provision can reach a larger number of potential entrepreneurs.
Description: Mestrado em Administração e Gestão Pública
URI: http://hdl.handle.net/10773/14250
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Programas de apoio e promoção do empreendedorismo.pdf2.29 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.