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dc.contributor.advisorRosa, António Chagaspt
dc.contributor.authorCarvalho, Luís Filipe Leal dept
dc.date.accessioned2015-06-16T14:18:25Z-
dc.date.available2015-06-16T14:18:25Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/14245-
dc.descriptionDoutoramento em Músicapt
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo propor uma nova leitura dos esboços deixados por Gustav Mahler para a sua final e inacabada Sinfonia nº10, em fá maior. O estado incompleto do esboço torna esta numa obra aberta, que permite supor resoluções diferentes para o seu paradoxo criativo: por um lado estruturada na plenitude do ponto de vista extrínseco; por outro inconsequente enquanto obra de arte plena. Assim propõe-se aqui uma nova leitura daqueles rascunhos, concebida de raiz para um ensemble de 21 instrumentistas. Para tal realizou-se um estudo aprofundado do catálogo do compositor, enquadrando a sua estética do geral para o particular, e analisaram-se comparativamente as outras realizações da obra já existentes. Desta forma procurou-se uma abordagem diversa e criativa que preconizasse a “reinvenção dos esboços para grande ensemble” agora proposta, e que também é discutida detalhadamente. Numa perspectiva que se quer igualmente performativa, apresenta-se ainda a gravação áudio da execução (estreia) desta nova versão.pt
dc.description.abstractThis paper aims to propose a new reading of Gustav Mahler’s sketches for his last and unfinished Symphony No.10, in F major. The incomplete state of the draft makes this an open work, which allows for supposition on possible different resolutions for its creative paradox: on one side fully structured on its extrinsic outline; on the other inconsequent as a complete work of art. Therefore it is here proposed a new reading of those drafts, conceived from the outset for a 21-piece ensemble. To this end a thorough study of the composer's catalogue, framing its aesthetic from the general to the particular, was carried out, as well as the comparative analysis of the other completions of the work already in existence. Hence a diverse and creative approach was sought, as to achieve the “reinvention of the draft for large ensemble” now proposed, and which will also be discussed in detail. On an equally performative standpoint, an audio recording of the performance (premiere) of the present version is also presented.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMúsicapt
dc.subjectMahler, Gustav, 1860-1911 - Biografiaspt
dc.subjectAnálise musicalpt
dc.subjectInstrumentação e orquestraçãopt
dc.subject.otherMahlerpt
dc.subject.otherSinfonia nº10pt
dc.subject.otherOrquestrapt
dc.subject.otherOrquestraçãopt
dc.subject.otherEnsemblept
dc.subject.otherInstrumentaçãopt
dc.subject.otherRomantismopt
dc.subject.otherModernismopt
dc.subject.otherVienapt
dc.subject.otherMaestropt
dc.subject.otherMúsica alemãpt
dc.subject.otherMúsica orquestralpt
dc.subject.otherMúsica sinfónicapt
dc.subject.otherMúsica instrumentalpt
dc.subject.otherLiedpt
dc.subject.otherMúsica vocalpt
dc.titleA décima sinfonia de Gustav Mahler – obra aberta? : premissas para uma nova abordagem à realização da obrapt
dc.typedoctoralThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid101416970-
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DeCA - Teses de doutoramento

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