Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/14237
Title: | Design normal: memória e invisibilidade dos objectos |
Author: | Borges, Afonso Nuno Ramalho de Pinho |
Advisor: | Franqueira, Teresa |
Keywords: | Design História do design Liberdade de expressão |
Defense Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | As últimas décadas têm sido caracterizadas por uma crescente
indefinição do design, que refletindo um dia-a-dia cada vez mais complexo,
não pode mais ser encarado como actividade fechada no projecto e acabada
no produto. O seu universo aumentou e dispersou-se em mercados menores,
alargando o seu alcance e sua importância, transformando-o em termo
quantitativo e inflacionário. A crescente atenção de que é alvo dramatizou a
sua relação com o consumo, o ruído nas prateleiras e a superficialidade da
generalização de uma perspectiva do projecto focada nos new media,
validando uma abordagem narcisista e de dispensa do diálogo com a
indústria, tornaram-no sinónimo de especial.
Este trabalho procura confirmar e refletir sobre a existência de um
universo de produtos concretos e abordagens que de forma consciente
partilham esta noção do contexto actual, em primeiro lugar, sugerindo
caminhos alternativos e reacções resultantes da prática e discurso. Em
segundo lugar procura analisar se tal reacção pode ser considerada como um
movimento. Partindo de uma revisão bibliográfica, e de uma reflexão sobre
um universo de produtos do dia-a-dia, procura-se, em terceiro lugar,
interpretar e organizar as diversas formas e estratégias de rejeição da noção
de design especial.
Da procura de abordagens opostas a especial resulta uma ideia base
de normal, normal sem ser banal, expressa na exposição Super Normal. Da
extensão a um universo maior de produtos, reacções e autores, resulta a
ideia de normal como um conceito mais abrangente, mas composto por
conceitos menores, mais específicos, mais concretos e fáceis de identificar
nos objectos. A organização e interpretação dessas abordagens resulta num
triângulo de conceitos que constroem a noção de normal pela procura da
evolução por recurso à memória e ao conhecimento, da invisibilidade pela
integração e diluição do produto e projecto, e da liberdade como meio de
adequação ao contexto actual.
O livro resultante reflete uma abordagem definida de uma época, e não
todo o panorama. A sistematização do conceito de normal a partir da
segmentação em ideias menores, mais concretas e identificáveis nos produtos,
procura proporcionar a consulta organizada de reacções ao contexto
dominante actual, à ideia de especial, mas mais do que regras, procura
fornecer um documento de reflexão a visitar no acto de projectar, seja como
um todo, ou em partes. The past decades have been characterized by an increasing blurring of the design, which reflecting a day-by-day increasingly complex, can no longer be regarded as closed activity in the project and finished product. Its scope has increased and dispersed in smaller markets, extending their reach and their importance, turning it into quantitative and inflationary term. The growing attention that dramatized its relationship with consumption, noise on the shelves and the shallowness of the generalization of a project perspective focused on new media, validating a narcissistic approach, and proceedings for dispensation from dialogue with industry, made it synonymous with special. This work seeks to confirm and reflect on the existence of a universe of concrete products and approaches that consciously share this notion of the current context in the first place, suggesting alternate routes and reactions resulting from the practice and discourse. Secondly seeks to examine whether such a reaction can be considered as a movement. Starting from a literature review, and from the reflection on an universe of products of everyday life, thirdly searches to interpret and organize the various strategies of rejection of the concept of special design. Opposing approaches to the demand of special, results a base idea of normal, normal without banality as expressed in the exhibition Super Normal. The extension to a larger universe of products, feedback and authors, results the idea of normal as a broader concept, still composed of smaller, more specific and concrete concepts. The Organization and interpretation of these approaches result in a triangle of concepts that build the notion of normal on the demand of evolution by use of memory and knowledge, invisibility by integration and dilution of product and project, and on the freedom as a means of adapting to the current context. The resulting book reflects an approach in an era, and not the whole panorama. The systematization of the concept of normal from the segmentation in smaller, more concrete ideas and identifiable products, seeks to provide organized consultation of reactions to the current dominant context, the idea of special, but more than establish rules, seeks to provide a discussion to visit, in whole or in part, during the act of designing. |
Description: | Doutoramento em Design |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14237 |
Appears in Collections: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Design normal_memória e invisibilidade dos objectos.pdf | 28.46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.