Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/14231
Title: | Conteúdos audiovisuais para a web sobre produtos turisticos em Aveiro : a produção de vídeos promocionais sobre a cultura, património e natureza |
Author: | Ferreira, Kátia Joana de Paiva |
Advisor: | Raposo, Rui |
Keywords: | Comunicação multimédia Turismo - Aveiro (Portugal) Materiais audiovisuais Publicidade Redes sociais Web 2.0 |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente projeto propõe a criação de dois conteúdos audiovisuais
publicitários turísticos sobre a Região de Aveiro, a serem divulgados,
unicamente, em plataformas da web. A criação dos produtos
audiovisuais surgem no âmbito do projeto “Ria de Aveiro”, e visam
contribuir para a divulgação da região Aveirense. Os vídeos abordam
dois tipos de turismo, dos quais o “Turismo de Natureza” e o “Turismo
Cultura e Património”.
Uma vez que estes conteúdos foram concebidos para estarem
disponíveis e serem colocados em plataformas online, devem de
compreender um conjunto de regras de produção audiovisual. Como tal,
foi necessário efetuar um estudo acerca da composição e
características dos produtos audiovisuais em contexto online. Assim se
pretende referir que a revisão bibliográfica do Enquadramento Teórico
se debruça, primeiramente, no turismo, seguidamente, no turismo em
Portugal, e de forma a enquadrar o projeto, na CIRA e no projeto “Ria
de Aveiro”, seguidamente, no conteúdo audiovisual em geral e, por fim,
no conteúdo audiovisual para a web aplicado ao turismo.
Assim sendo, os dois vídeos publicitários turísticos foram concebidos
com base no estudo prévio das matérias referentes aos “Conteúdos
audiovisuais para a web sobre produtos turísticos em Aveiro”. Por fim,
de modo a perceber qual a aceitação da temática e da composição dos
conteúdos audiovisuais junto do público, foi lançado um questionário,
para uma amostra aleatória de conveniência, de cem pessoas, como
forma de recolher conclusões acerca deste tema. This paper proposes the creation of two advertisements about the theme “tourism” in Aveiro, to only be released on web platforms. The creation of audiovisual products appears because the project "Ria de Aveiro" project, and aim to contribute to the promotion of Aveiro. The videos are about two types of tourism, including the "Tourism and Nature" and "Culture and Heritage Tourism". The contents were created to be available and be placed on online platforms and, for that effect, they should obey to a set of rules for audiovisual production. To do this project it was necessary to perform a study on the composition and characteristics of audiovisual products in the online context. The literature review of the Theoretical Framework focuses, primarily, on tourism. After that, the project does mention to the tourism in Portugal and, in order to frame the project, the CIRA and the "Ria de Aveiro". Then, is done a study about audiovisual content in general and, finally, a reference to this type of contents, about tourism, to apply on web platforms. Finally, in order to find out the acceptance of the chosen theme and composition of audiovisual content to the public, a questionnaire was posted to a random sample of convenience, composed for hundred people, as a way to get some conclusions on this study. |
Description: | Mestrado em Comunicação Multimédia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14231 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.