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Title: Impacto dos esporões no transporte sedimentar : formulações e modelos
Author: Rodeia, Liliana Averini
Advisor: Coelho, Carlos Daniel Borges
Keywords: Ciências do mar
Protecção da costa - Modelos numéricos
Esporões (Protecção da costa)
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: As zonas costeiras são palco de processos complexos, conferindo-lhes uma dinâmica intensa que origina uma constante mutabilidade, dificultando a respetiva gestão. Por serem zonas extremamente dinâmicas e de grande concentração da atividade antrópica, torna-se necessário lidar com a problemática do recuo da linha de costa. Desta forma, é fundamental a prevenção, defesa e estabilização das zonas costeiras. As obras de defesa costeira pretendem defender as zonas costeiras, em particular as frentes urbanas e, consequentemente, a economia e o bem-estar das populações residentes. A estrutura de defesa costeira mais comum em Portugal é o esporão, classicamente perpendicular à linha de costa que tem como principal objetivo reter a barlamar os sedimentos transportados pela deriva litoral de forma a condicionar a evolução da linha de costa. No entanto, a distribuição de sedimentos nas imediações desta estrutura não está perfeitamente compreendida, gerando alguma dúvida sobre a perda de sedimentos para grandes profundidades ou a sua transposição após enchimento do esporão. As ferramentas frequentemente utilizadas na tentativa de compreender os processos envolvidos na evolução da posição da linha de costa são os modelos numéricos, permitindo simular e prever possíveis cenários de evolução da linha de costa, bem como compreender o peso dos parâmetros envolvidos no processo. Esta dissertação pretende contribuir para o conhecimento e compreensão da evolução da linha de costa nas imediações de um esporão, avaliando o impacto dos esporões através da comparação do desempenho de uma formulação teórica e de um modelo numérico, designadamente, de Pelnard-Considère e o modelo LTC.
Coastal zones are the stage of complex processes, giving them an intensive dynamic that originates a constant mutability, making respective management more difficult. For being extremely dynamic zones and due to the big anthropic concentration, it is necessary to deal with the shoreline retreat. Therefore, the prevention, defence and stabilization of coastal zones are fundamental. Coastal defence interventions intent to protect coastal zones, in particular the urban fronts and consequently, the economics and the well being of the resident populations. The groin is the more common coastal defence structure in Portugal, usually perpendicular to the shoreline and its main goal is to retain the sediments updrift, carried by the littoral drift, in order to condition shoreline evolution. Although the sediment distribution in the structure surroundings is not perfectly understood, it creates some doubts about the sediment loss for higher depths or in their structure transposition after the filling. The tools frequently used in order to understand the processes involved in the shoreline position evolution are numeric models, allowing the simulation and prediction of possible scenarios of shoreline evolution as well the understanding of the influence parameters involved in the process. The intent of this dissertation is to contribute to the knowledge and understanding of the shoreline in the groin surroundings. It evaluates the groins impact through a performance comparison of a theoretical formulation and a numeric model, namely Pelnard-Considère and LTC model.
Description: Mestrado em Ciências do Mar e das Zonas Costeiras
URI: http://hdl.handle.net/10773/14222
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DECivil - Dissertações de mestrado

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