Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14190
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTorrão, Joãopt
dc.contributor.authorEstevão, Joaquina Luíspt
dc.date.accessioned2015-06-05T13:58:45Z-
dc.date.available2015-06-05T13:58:45Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/14190-
dc.descriptionMestrado em Línguas, Literaturas e Culturaspt
dc.description.abstractA presente dissertação tem como título: O uso das preposições a, de, em, por e para em verbos de movimento em alunos da 12.ª classe. No trabalho, procura-se provar que a regência, em verbos de movimento direcionais, no Português emergente em Moçambique, possui uma grelha de regência diferente daquela que é exibida pelo Português Europeu que, neste caso, funciona com padrão em Moçambique. O objetivo Geral do estudo é descrever o uso das preposições a, de, em, por e para pelos alunos da 12.ª classe da Escola Secundária de Nampula. Os resultados do estudo demonstram que grande parte dos verbos de movimento direcionais selecionam a preposição em, em contextos em que deveriam ocorrer as preposições a, para e por.pt
dc.description.abstractThe present dissertation with the title: The use of the prepositions “a”, “de”, “em”, “por” and “para” in verbs of motion in 12th grade students. In this dissertation, we seek to prove that the valence in verbs of directional movement, in emergent Portuguese, in Mozambique, has a different valency grid from that displayed by European Portuguese, which in this case, constitutes the standard in Mozambique. The general objective of the study is to describe the use of prepositions a (to), de (from/of), em (in), por (by) and para (to) produced by students of the 12th grade of Nampula High School. The results of the study demonstrate that the majority of directional motion verbs select the preposition em (in), in contexts in which the prepositions para (to) and por (by) should occur.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLínguas, literaturas e culturaspt
dc.subjectEnsino secundário - Moçambiquept
dc.subjectLíngua portuguesa - Ensino - Moçambiquept
dc.subjectPreposiçõespt
dc.subject.otherPreposiçãopt
dc.subject.otherRegênciapt
dc.subject.otherVerbo de movimentopt
dc.titleO uso das preposições a, de, em, por e para em verbos de movimento em alunos da 12ª classept
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201580640-
Appears in Collections:DLC - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf365.64 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.