Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1418
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Cristina Manuelapor
dc.contributor.authorFerreira, Maria Natália Vieirapor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:40:07Z-
dc.date.available2011-04-19T13:40:07Z-
dc.date.issued2010por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1418-
dc.descriptionMestrado em Supervisão - Língua Maternapor
dc.description.abstractO presente estudo centra-se na concepção, implementação e avaliação de um programa de formação inicial de professores de Português do Ensino Secundário. Na sua dimensão supervisiva, o programa de formação procurava valorizar a reflexão crítica, a investigação-acção e o trabalho colaborativo como elementos essenciais no desenvolvimento profissional e pessoal dos professores, contribuindo para práticas inovadoras e adequadas aos contextos em que se iriam desenvolver. Na sua dimensão didáctica, pretendia conduzir à co-construção de estratégias didácticas de abordagem da compreensão na leitura que promovessem a construção de inferências. No programa de formação, participaram dois estagiários por nós supervisionados. Com a finalidade de avaliar o seu impacto, procedemos à análise de conteúdo de dados relativos à evolução das representações dos dois estagiários – recolhidos a partir de entrevistas realizadas no início e no fim do programa de formação inicial por nós supervisionado – e do seu desempenho em abordagem didáctica da construção de inferências em compreensão na leitura – recolhidos a partir da observação de aulas por si leccionadas, antes e durante a formação, com base numa grelha construída para o efeito. Os resultados obtidos indicam que a estratégia de formação/investigação/acção implementada, assim como o desenvolvimento de trabalho colaborativo e de hábitos de reflexão sobre as suas práticas, contribuíram para a construção/reconstrução do conhecimento profissional dos dois estagiários e para a melhoria das suas práticas de abordagem didáctica da construção de inferências em compreensão na leitura. ABSTRACT: Our study was centred in the conception, implementation and assessment of a teacher-training programme for high school teachers of Portuguese as a mother tongue. In what concerned supervision, the programme was designed to favour reflection, collaborative work and action-research, as essential components of teaching and promoters of better practice. In what concerned teaching reading comprehension, it was supposed to foster the design of strategies to develop the pupils’ ability to produce inferences. The content analysis of data related to the conceptions of the two teacher trainees involved in our training programme – obtained through interviews before and after it – and the evolution of their practice – resulting from the observation of their classes before and during the programme using a check list – revealed that: - action-research is effective as a teacher training strategy; - reflection and collaborative work lead to positive changes in practice and the improvement of teacher trainees’ professional expertise; - these factors led the two teacher trainees to build more effective strategies to develop the ability of producing inferences in their young pupils.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000232685por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSupervisão de professorespor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnsino da língua maternapor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.titleSupervisão e abordagem da inferência em leitura no ensino secundáriopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010000608.pdf3.39 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.