Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/14186
Title: | Conflito ontológico em Jesusalém de Mia Couto e em Sétimo juramento de Paulina Chiziane |
Author: | Gaita, Francisco Victor |
Advisor: | Ferreira, António Manuel |
Keywords: | Couto, Mia, pseud., 1955- - Análise de discurso Chiziane, Paulina, 1955- - Análise de discurso Línguas, literaturas e culturas Literatura moçambicana - Aspectos culturais - Séc. 20 |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Somos o resultado de um processo histórico-cultural que nos tornou para
sempre mestiços, aglutinação de cacos imperfeitos de diversas culturas que
se nos impregnaram de forma imanente, impossibilitando-nos de nos alienar
de qualquer das manifestações culturais que constituem esses pedaços que
estão aquém de formar um conjunto harmonioso. O encontro das culturas
bantu e as de origem europeia, importadas pelo colonizador provocou um
confronto intercultural que se corporizou na dupla rejeição dos dois sistemas
culturais. Não quisemos ser o que fomos antes da colonização, nem assumir o
que nos foi imposto durante os quinhentos anos. Isto desenraizou o homem
da sua pertença cultural, provocando a crise de identidade, conflito
ontológico-cultural que permite uma indagação do devir histórico, e uma
reflexão sobre a natureza do homem inserido num contexto histórico-social
concreto. Esta é uma das tensões que protagonizam um processo de criação
artística muito rico e que se verificar nas em Jesusalém e em O Sétimo
Juramento de Mia Couto e Paulina Chiziane, respectivamente. we are the result of an historic-cultural process that it became us forever mystics, agglutination of imperfect dumb of diverse cultures that they had impregnated of the form immanent, disabling us of in alienating them of any of cultural manifestation that these pieces constitute to whom to form an harmonious set. The meeting of the cultures bantu and of European origin, imported for the colonizer, provoked an intercultural confrontation that it corporate in the double rejection of the two cultural systems. We didn’t want to be what we were before colonization, nor to assume what in them it was tax during the five hundred years. This disentailed the man of its cultural belongs, provoking the crisis of identity, ontological-cultural conflict that one allows to ask a question of the historic of what will be, and one reflection about the nature of inserted man in a historic-social context concrete. This is one of the tensions that they carry out a process of creation of a very rich artistic and that to verify in the ones in Jesusalém and in O Sétimo Juramento of Mia Couto and Paulina Chiziane, respectively. |
Description: | Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14186 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DLC - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.