Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/1415
Título: A biografia linguística no 1º ciclo do ensino básico: potencialidades na aprendizagem de línguas
Autor: Silva, Juliana Marques da
Orientador: Andrade, Ana Isabel de Oliveira
Palavras-chave: Ensino de línguas
Sociolinguística
Data de Defesa: 2009
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente estudo resulta de um projecto desenvolvido numa turma de 4º ano com 19 alunos, no ano lectivo de 2007-2008, em torno da utilização da estratégia da biografia linguística na sensibilização à aprendizagem de línguas desde os primeiros anos de escolaridade. A finalidade do estudo foi compreender quais as potencialidades de aplicação da biografia linguística e qual a relevância do recurso a este instrumento para a aprendizagem de línguas e para a (re)construção de representações, conhecimentos e atitudes dos alunos perante as línguas do Mundo, perante si próprios e perante os outros. Após uma revisão bibliográfica, alicerçada em autores de referência, delineámos e implementámos um projecto de intervenção baseado na utilização de biografias linguísticas, com o objectivo de conhecer representações dos alunos do 1º ciclo em relação às línguas e de os consciencializar para a diversidade linguística e cultural do mundo. Os dados foram recolhidos a partir das biografias linguísticas dos alunos e das reflexões sobre as actividades realizadas. Para o tratamento dos dados recolhidos enveredámos por uma metodologia qualitativa, centrada na análise de discurso e na análise de conteúdo. As categorias de análise foram construídas com base no conhecimento teórico adquirido e no confronto com os dados recolhidos e foram as seguintes: representações das línguas como objectos, representações dos outros e percepção de si, por si próprio e pelos outros. Os resultados do estudo revelam que a biografia linguística é um instrumento importante e que merece ser explorado no processo de consciencialização à diversidade linguística e na (re)construção de representações sobre as línguas. Os alunos alargaram as suas representações face às línguas e aos seus falantes, tendo aumentado o seu auto-conhecimento enquanto falantes e enquanto aprendentes, pelo reconhecimento da evolução da sua aprendizagem em consequência do contacto com outras línguas e com outros falantes. No capítulo final do nosso estudo, apresentam-se algumas sugestões para futuros desenvolvimentos na utilização da biografia linguística como estratégia na educação para a diversidade e para o plurilinguismo. ABSTRACT: The present study is the result of a research project developed in a 4th grade class, with 19 students, during the academic year 2007-2008,around language biography as a strategy in raising awareness to language learning since the early years of schooling. The purpose of this study was to understand the potential of appliance of language biography and the relevance of using this tool for language learning and for the (re)construction of students’ representations, knowledge and attitudes towards the languages of the world, towards themselves and towards the others. After a bibliographical review, based on reference authors, we planned and implemented a plan of action based on the use of language biographies, in order to meet students' representations in relation to languages and the awareness to cultural and linguistic diversity of the world. Data were collected from the students' language biographies and reflections on the activities. For data treatment, we based on a qualitative methodology, centred on a discourse and content analysis. The analysis categories were drawn from our theoretical framework, in comparison with the collected data and were the following: representations of languages as objects, representations of others and perception of himself, for oneself and for the others. The results show that language biography is an important instrument which should be exploited in the process of linguistic diversity awareness and in the (re)construction of images concerning languages. Students extended their representations about the languages and their speakers, increasing their self-knowledge as speakers and as learners, as well as in recognizing their learning development as a result of the contact with other languages and other speakers. The final chapter of our study presents some suggestions for future developments in the use of language biography as a strategy in education for diversity and for multilingualism.
Descrição: Mestrado em Educação em Línguas no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/1415
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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