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dc.contributor.advisorVagos, Paula Emanuel Rocha Martinspt
dc.contributor.authorNeto, Andreia Filipa de Sápt
dc.date.accessioned2015-05-28T09:34:52Z-
dc.date.available2015-05-28T09:34:52Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/14155-
dc.descriptionMestrado em Psicologia Forensept
dc.description.abstractVictimization and aggression among adolescents in school settings is not a recent issue. It is however a growing problem not yet fully understood or properly evaluated. The goal of this thesis was to prepare and validate an instrument that addresses aggression, victimization and prosocial behavior in a quantitative, accessible and relatively fast format. The Revised Peer Experience Questionnaire (RPEQ) fulfills these needs since it accesses these tree constructs at once, for both aggressors and victims. For this purpose, a sample of 941 adolescent was recruited (49.1% males and 50.9% females). Participants’ age varied from 9 to 20 years old, and girls were significantly younger than boys. Regarding their school grade, 82.5% of the students attended middle school grades and 16.4% attended high school grades. Confirmatory factor analysis confirms the internal structure of the bully and victim versions of the instrument, as evaluating overt, relational and reputational aggression/ victimization and providing/ receiving prosocial behavior, respectively. This measurement model was invariant across genders, and presented adequate internal consistency and convergent validity indicators. Descriptive analysis furthermore shows that boys are more aggressive in overt and relational forms and victimized through overt aggression, whereas girls tend to be more aggressive and victimized relationally. More than any type of aggression or victimization, both boys and girls, revealed higher values for engaging and receiving prosocial behavior. Results from this research suggest that the RPEQ is a reliable and valid, structurally sound measure of aggression, victimization and prosocial behavior in this Portuguese school-based community sample. The use of this measure may assist researchers in gaining a better understanding of adolescent aggression, either performed or received, and may aid in the design of specific intervention strategies.pt
dc.description.abstractA agressão e vitimização entre adolescentes em contexto escolar não é uma problemática recente. É, isso sim, uma realidade em crescimento no contexto escolar, ainda não totalmente compreendida ou adequadamente avaliada. O objetivo desta tese foi preparar e validar um instrumento que avaliasse a agressão, vitimização e comportamentos prossociais de uma forma quantitativa, acessível, de confiança e relativamente rápida. O Questionário Revisto de Experiencia Entre Pares (QREEP) cumpre estes requisitos na medida em que avalia estes três constructos de uma vez, quer para as vítimas, quer para os agressores. Com este objetivo, foi recrutada uma amostra de 941 adolescentes (49,1% rapazes, 50,9% raparigas). A idade dos participantes variou entre os 9 e os 20 anos, sendo que as raparigas foram significativamente mais novas que os rapazes. No que respeita à escolaridade, 82,5% dos estudantes frequentavam entre o 5º e o 8º ano de escolaridade, e 16,4% frequentavam anos entre o 9º e o 12º ano de escolaridade. A análise fatorial confirmatória sobre os dados demonstram uma boa estrutura interna em ambas as versões do instrumento, bullying e vitimização, nas suas formas aberta, relacional e reputacional, bem como, o dar e receber comportamentos prossociais na versão bullying e vitimização respetivamente. Este modelo de medida foi invariante entre géneros e apresentou uma consistência interna e indicadores de validade convergente adequados. A análise descritiva mostrou que os rapazes são mais agressivos na forma aberta e relacional e vitimizados através de agressividade aberta, ao passo que, as raparigas tendem a ser mais agressivas e vitimizadas de forma relacional. Os níveis de comportamentos prossociais foram mais elevados do que qualquer tipo de agressividade ou vitimização para ambos os sexos. Os resultados desta investigação sugerem que o QREEP é válido e de confiança, estruturalmente estável nas medidas de agressão, vitimização e comportamento prossocial na presente amostra de adolescentes, recolhida em contexto escolar. O uso deste instrumento pode auxiliar investigadores na aquisição de um conhecimento mais profundo sobre comportamentos associados à agressividade na adolescência, quer dada quer recebida, bem como, no auxílio à planificação de estratégias de intervenção.pt
dc.language.isoengpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPsicologia forensept
dc.subjectAgressividadept
dc.subjectComportamento anti-socialpt
dc.subjectAdolescentespt
dc.subjectAvaliação do comportamentopt
dc.subjectComportamento pró-socialpt
dc.subject.otherAggressivenespt
dc.subject.otherVictimizationpt
dc.subject.otherAdolescentspt
dc.subject.otherEvaluationpt
dc.titleMeasures of aggression and victimization in Portuguese adolescentspt
dc.title.alternativeMedidas de agressão e vitimização em adolescentes portugueses-
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201566044-
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DEP - Dissertações de mestrado

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