Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/14111
Title: | Manutenção preventiva de pavimentos com microaglomerado enquanto estratégia económica e sustentável |
Author: | Simões, Diogo Andrade |
Advisor: | Benta, Agostinho |
Keywords: | Engenharia civil Pavimentos rodoviários - Reabilitação - Aspectos ambientais Análise de custos Aglomerados |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A presente dissertação teve como principal objetivo avaliar e comparar, a nível
económico e ambiental, diferentes soluções de manutenção e reabilitação de
pavimentos rodoviários. Foram consideradas 3 tipos de intervenções, com
base em períodos de vida útil do pavimento de 10, 15 e 20 anos: reconstrução
do pavimento, reforço estrutural e tratamento de manutenção preventiva com
recurso a microaglomerado. O estudo contínuo de novas técnicas de
manutenção preventiva de pavimentos rodoviários surge devido à necessidade
de conciliar o impacto económico, de uma crescente rede rodoviária mundial,
com as significativas implicações ambientais que esse crescimento acarreta.
As situações mais desvantajosas foram as que incluíram reconstruções e não
incluíram nenhum tratamento de manutenção preventiva com
microaglomerado. Já a mais vantajosa foi a situação com recurso apenas ao
tratamento de manutenção preventiva com microaglomerado, seguida da sua
conjugação com o reforço estrutural e/ou reconstrução. Os resultados finais
apontam para o tratamento de manutenção preventiva com microaglomerado
ser um tratamento económica e ambientalmente sustentável, sendo o de
menor custo, com menos emissões de CO2 e menor gasto energético,
permitindo alcançar o horizonte de serviço pretendido de 40 anos. Os
programas de manutenção preventiva demonstram inúmeras vantagens, no
entanto, exigem uma mudança de mentalidades e um significativo controlo e
planeamento das intervenções necessárias e dos seus custos, sendo
essencial um maior envolvimento e investigação, por parte da engenharia,
nestes tratamentos. The present thesis had as the main goal to assess and compare different solutions for maintenance and rehabilitation of road pavements, considering both economic and environmental aspects. Three different interventions where considered, based on a lifetime span of 10, 15 and 20 years: reconstruction of the pavement, structural reinforcement and preventive maintenance treatment with microsurfacing. The economic impact of a growing world road network and its environmental implications leads to the necessity of continuously studying new preventive maintenance techniques for road pavements. On one side we have the reconstruction of the pavement without any preventive maintenance treatment with microsurfacing, the most disadvantageous solution, and on the other side we have the situation that only uses preventive maintenance treatment with microsurfacing, followed by their combination with structural reinforcement and/or reconstruction of the pavement. The preventive maintenance treatment with microsurfacing seems to be both economical and environmentally sustainable, assuring the level of service for the desired life span of 40 years, with fewer costs, less CO2 emissions and a smaller usage of energy. Despite the fact of showing several advantages, the usage of preventive maintenance plans still requires a change of the current mentalities and significant planning and control of the interventions and its costs, requiring a greater participation and investigation by the engineers. |
Description: | Mestrado em Engenharia Civil |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14111 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DECivil - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.