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dc.contributor.advisorNeto, Maria Teresa Bixirãopt
dc.contributor.advisorMachado, Celeste Maria Marçal Vieirapt
dc.contributor.authorBola, Clara Alexandra Caçoilopt
dc.date.accessioned2015-05-20T14:49:16Z-
dc.date.available2015-05-20T14:49:16Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/14097-
dc.descriptionMestrado em Didáctica - Matemática para Professores do 3º CEB/Secundáriopt
dc.description.abstractReconhecendo o carácter formativo da avaliação e a necessidade de criar condições que contribuam para que todos os alunos adquiram as competências definidas para a disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais, o presente trabalho teve como finalidade compreender a implementação da construção do portfolio reflexivo na supressão de algumas dificuldades detetadas nos alunos, nomeadamente, na autonomia, na regulação das aprendizagens, na reflexão sobre uma problemática ou sobre o desempenho, na comunicação matemática e na utilização de argumentação válida para justificar raciocínios, procedimentos e ideias. Assim, este estudo teve como objetivos: (1) percecionar o envolvimento e a autonomia dos alunos no processo de construção do seu portfolio reflexivo; (2) compreender o portfolio reflexivo como instrumento de regulação das aprendizagens por parte dos alunos; (3) compreender em que medida o portfolio reflexivo contribui para o desenvolvimento das capacidades reflexivas e argumentativas dos alunos, na disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais. Do ponto de vista metodológico, o estudo assumiu uma natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, tendo em conta o cruzamento de informação recolhida através de diferentes instrumentos (inquéritos por questionário, portfolios reflexivos e reflexões escritas pelos alunos). As técnicas e os instrumentos de recolha de dados variaram de acordo com a natureza da informação recolhida e foram validados de acordo com a sua especificidade. Na análise de conteúdo foi usado um sistema de categorização elaborado com base nas perspetivas subjacentes ao enquadramento teórico, que fundamenta este estudo, e nos indicadores que emergiram durante a análise da informação. A síntese final da interpretação dos dados conduz-nos para a confirmação dos pressupostos referenciados no enquadramento teórico. A construção do portfolio reflexivo pode promover um estudo contínuo e sistemático, implicando uma maior autonomia por parte dos alunos, pode promover a perceção de dificuldades e o delineamento de estratégias (regulação das aprendizagens) e pode proporcionar a melhoria dos textos reflexivos e argumentativos elaborados pelos alunos.pt
dc.description.abstractRecognizing the formative aspect of assessment and the need to create conditions which contribute to the acquisition, by all the students, of the established competences for Applied Mathematics to Social Sciences subject, this paper’s goal was to understand in what ways the implementation of the reflective portfolio minimizes acknowledged pupils’ difficulties, in relation to: autonomy, learning regulation, matters or performances reflection, mathematical communication and the effective argumentation usage in order to prove reasoning, procedures and ideas. Thus, the main objectives of this research were: (1) to perceive the involvement and the autonomy of the pupils concerning the construction of their reflective portfolio; (2) to understand the reflective portfolio as a pupils’ learning regulation tool; to understand the way in which the reflective portfolio contributes to the development of students’ reflective and argumentative skills concerning Applied Mathematics to Social Sciences subject. From a methodological point of view, this investigation adopted qualitative, descriptive and interpretative nature and it was based on the crosschecking of information collected from different instruments (enquiries, reflective portfolios, and students’ written considerations). There was a diversification in the techniques and instruments of data collecting according to data nature. These instruments and techniques were validated according to their specifications. In this paper, in what concerns to content analysis, it was employed a labelling system conceived by matching the theoretical framework with its underlying outlooks and also based on the indicators reached during data analysis. The data interpretation final summary leads us to the confirmation of the assumptions mentioned in theoretical framework. The reflective portfolio construction may encourage a constant and systematic study, which develops a higher level of students’ autonomy and may promote difficulties awareness and consequently the creation of strategies to minimize those difficulties. At the same time, it may improve the quality of reflective and argumentative texts produced by the students.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDidáticapt
dc.subjectEnsino da matemáticapt
dc.subjectPortfoliospt
dc.subjectDesenvolvimento das competênciaspt
dc.subjectArgumentaçãopt
dc.subjectCompetências de raciocíniopt
dc.subjectEnsino reflexivopt
dc.subject.otherPortfolio reflexivopt
dc.subject.otherRegulação de aprendizagenspt
dc.subject.otherAutonomiapt
dc.subject.otherCapacidade reflexivapt
dc.subject.otherCapacidade argumentativapt
dc.titleO portfolio reflexivo na matemática aplicada às ciências sociais: desenvolvimento de capacidades reflexivas e argumentativaspt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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