Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14054
Title: Está no ar : dar voz às crianças, conversar e pensar com elas sobre programação televisiva infantojuvenil
Author: Monteiro, Ana Soraia Coelho
Advisor: Lopes, Conceição
Keywords: Comunicação multimédia
Televisão
Programas televisivos
Crianças em idade escolar
Desenvolvimento das criança
Ludicidade
Redes sociais
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A televisão continua a ser um medium poderoso e o preferido das crianças portuguesas. Desde cedo, a televisão faz parte dos mundos de experiência das crianças potenciando a sua formação e desenvolvimento pessoal e social. Contudo, os diversos tipos de efeitos que ocorrem, em resultado da frequente exposição à sua influência, nem sempre são benéficos, pois estes podem ser, também, nefastos. Para além disso, nem tudo o que lhes é oferecido é da sua preferência. Atendendo a que as crianças são uma audiência muito especial, será, por um lado, crucial estudar a programação infantojuvenil oferecida pelos canais-alvo do estudo, nomeadamente, do canal generalista RTP2 e dos canais temáticos SIC K, Disney Channel e Biggs, e conhecer qual a filosofia e critérios da programação, emitida pelos canais em estudo. Por outro lado, é importante conhecer o que veem, pensam, explicam e preferem as crianças-alvo da amostra acerca da programação televisiva emitida pelos referidos canais, no período compreendido entre 11 de dezembro de 2013 e 12 de janeiro de 2014. Ao longo de 3 meses, durante 4 sessões no Colégio e em cerca de 16 horas, o foco da conversa e do debate incidiu sobre o que veem e pensam, sobre o que veem, as 38 crianças, dos 8-9 anos de idade, que frequentam, à data do estudo, o 3º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, da Cooperativa “A Torre” de Lisboa e que constituem a amostra desta investigação. A dinamização do debate ficou a cargo de quatro professores e do investigador principal do projeto “Trocado por miúdos” tendo a autora da dissertação estado envolvida como observadora participante. As opções tomadas quer no enquadramento teórico, quer na metodologia de natureza etnográfica e de design de ludicidade co-participativo permitiram recolher os dados necessários à análise compreensiva das orientações das crianças sobre os vários programas que veem e que lhes são dirigidos; conhecer as grelhas da programação emitida pelos canais-alvo da amostra, as orientações dos coordenadores executivos e verificar a existência, ou não, de estratégias on-line de dinamização da participação das audiências e de recolha dos seus interesses. Os resultados obtidos indicam que as crianças alvo da amostra veem e privilegiam os canais-alvo do estudo, têm opinião sobre várias séries que acompanham e debateram em grupo o que gostam, não gostam e o que gostariam de ver na televisão. E, da parte dos canais, destaca-se, na análise, o canal temático SIC K, seja pelos valores explicitamente enunciados, seja pelas opções da programação emitida e pela dinamização on-line da participação das crianças e recolha dos seus interesses.
Television is still the most powerful medium and the favorite between Portuguese children. From early on, television is a part of the children’s experience empowering their formation and personal and social development. However, the different types of effects that occur in result of frequent exposure to its influence are not always beneficial they might also be, malefic. Besides not everything that is offered to the children is of their preference. Given that children are a very special audience it becomes important to study, on one hand the children-young programming offered by the target channels studied here, namely the generalist channel RTP2 and the themed channels SIC K, Disney Channel and Biggs, learn the philosophy and programming criteria of the channels targeted in this study. And, on the other hand, get to know what the target of the study, children, watch, think, explain and prefer in television programming shown by the mentioned channels from december 11th of 2013 to January 12th of 2014. Over 3 months and during 4 sessions on the College and about 16 hours, the focus of conversation and debate was about what watch and think about what watch the 38 children, between 8-9 years old, who attended, at the date of the study, the 3rd year of the 1st cycle of elementary school, Cooperativa “A Torre”, in Lisbon and constitute the target. The promoting of debate was provided by the four teachers and the main investigator of the project “Trocado por miúdos”, having the author of this dissertation involved as an observant participant. The options taken either in theoretical framework either in methodology of ethnographic nature and design of ludicity co-participative allowed the data collection necessary for the understanding analysis of children orientation, the studied target, about the different shows that they watch and are directed to; know the programing grids shown by themed channels, the directions of the executive coordinators and checking the existence or not of on-line strategy of promoting the participation of the audience and the gathering of their interests. The results gathered display that the target, children, watch and emphasize the channels studied here and have their opinions about different shows that they follow and are able to discuss in group what they like, don’t like and what they would like to watch on television. And, the channels studied, the channel SIC K highlights from the others by values expressly announced, by the options in transmitted programming and the promotion, on-line, of the children participation and collection their interests.
Description: Mestrado em Comunicão Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/14054
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao - Ana Monteiro.pdf6.75 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.