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dc.contributor.advisorAlmeida, Ana Margarida Piscopor
dc.contributor.authorPaiva, Renato Tadeu da Rochapor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:39:49Z-
dc.date.available2011-04-19T13:39:49Z-
dc.date.issued2009por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1401-
dc.descriptionMestrado em Multimédia em Educaçãopor
dc.description.abstractA evolução tecnológica abriu caminhos e potencialidades pedagógicas inimagináveis até á década de 80. As tecnologias de informação e comunicação permitiram avanços pedagógicos e novos recursos para complemento ao Ensino. Com o conhecimento estatístico de que um em cada dez alunos tem dificuldades específicas relacionadas com a dislexia e disortografia, estamos perante um grupo bastante significativo ao qual iremos dedicar atenção neste estudo. Este trabalho foi desenvolvido com o objectivo de averiguar a possibilidade de obtenção de resultados positivos que permitissem efectuar intervenção terapêutico pedagógica a distância, através de instant messaging, a alunos com dislexia e disortografia. Neste enquadramento, foi realizado um estudo de caso abrangendo a problemática das dificuldades de aprendizagem, particularmente envolvendo alunos disléxicos do 1º e 2º ciclo, na tentativa de percepcionar quais as metodologias de intervenção mais eficazes neste tipo de intervenção e de identificar as potencialidades e limitações envolvidas neste tipo de intervenção. Em termos metodológicos primeiramente foi efectuada uma recolha e análise das dificuldades específicas de cada um dos participantes. Seguidamente foram testados os mecanismos de intervenção a distância sendo realizadas 10 sessões com cada aluno. Posteriormente procedeu-se à análise e reflexão dos dados recolhidos e finalizámos com a identificação das linhas de investigação futura nesta área, decorrentes dos resultados e limitações do estudo realizado. ABSTRACT: Technological evolution allowed paths and pedagogical potentialities which no one thought about until the eighties. Pedagogical evolution and new educational resources were brought by information and communication technology. By knowing that according to statistics one out of ten students shows specific dislexia and disortography difficulties, this is a very significant group of students about whom we will talk about. This project was developed in order to determine the possibility of having positive results by using remote pedagogical and therapeutic intervention through instant messaging with students diagnosed with dyslexia and disortography. Within this project, it was developed a case study focusing learning difficulties, especially with Primary / Elementary school students, aiming understanding the best intervention methods, and what the limits and the potential of these methods are. As far as the methods are concerned, we first evaluated the specific difficulties of each participant. Then, each student was subjected to ten appointments, in which remote pedagogical and therapeutic interventional methods were used. After that, all the results were checked and subjected to reflection, and finally we identified the future ways of investigating this in the future, according to the results and limitations of this project.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000230600por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMultimédiapor
dc.subjectDificuldades de aprendizagempor
dc.subjectDislexiapor
dc.subjectDisortografiapor
dc.titleIntervenção terapêutico pedagógica em dislexia e disortografia : potencialidades do instant messagingpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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