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dc.contributor.advisorFerreira, Víctor Miguel Carneiro de Sousapt
dc.contributor.authorPinho, Paulo André Martins dept
dc.date.accessioned2015-05-06T15:05:34Z-
dc.date.available2015-05-06T15:05:34Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/14009-
dc.descriptionMestrado em Engenharia Civilpt
dc.description.abstractO trabalho desenvolvido nesta dissertação enquadra-se no objetivo geral de valorização de resíduos provenientes de unidades de pasta Kraft de eucalipto, nomeadamente cinzas de fundo e cinzas volantes das fornalhas de biomassa. Atualmente uma das mais graves preocupações das sociedades dos países desenvolvidos passa por encontrar um destino adequado para resíduos gerados. A construção civil, aliada com a indústria da produção de pasta e papel que por ano gera milhares de toneladas de resíduos sólidos processuais, pode criar canais de escoamento para os mesmos. O principal objetivo desta dissertação passa por verificar a viabilidade da aplicação de cinzas de fundo e cinzas volantes nas fundações de pavimentos rodoviários, avaliando compatibilidades físicas, mineralógicas e o seu desempenho mecânico. Focalizando o objetivo deste estudo analisaram-se dois tipos de soluções. A primeira solução passou pela criação de misturas de solo e resíduos revolvendo-se o material para este funcionar com um só. A segunda implicou a deposição superficial de resíduos sobre o solo. Para avaliar a viabilidade das soluções realizou-se uma campanha de ensaios laboratoriais, uma experiência de campo e ainda uma simulação laboratorial. Foi possível verificar que a adição simultânea de cinzas de fundo e cinzas volantes é uma alternativa interessante de valorização destes resíduos na fundação de pavimentos rodoviários.pt
dc.description.abstractThe work developed in this dissertation is consistent with the general aim of valorisation of wastes coming from eucalyptus Kraft pulp units, namely bottom ash and fly ash from biomass furnaces. One of the biggest challenges facing societies in developed countries today is to find an adequate destination for generated residues. The civil construction industry, along with the pulp and paper production industry, which generates thousands of tons of solid waste every year, can develop adequate solid waste disposal strategies. The main purpose of the current dissertation is to investigate the viability of using bottom ash and fly ash in road pavements, analyzing its physical and mineralogical compatibility, as well as its mechanical performance. Considering the purpose of this study, two types of solutions were thus analysed. The first solution involved the creation of soil and residue mixtures, in which the material was revolved to form a single compost. The second solution consisted of superficially placing residues on soil. To evaluate the viability of both solutions, laboratory tests were conducted, including a field trial, and a laboratory-based simulation. It was verified that the simultaneous addition of bottom ash and fly ash is an interesting alternative for valuing these residues in the foundation of road pavements.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.relationFCT - FCOMP-01-0124-FEDER-008487pt
dc.relationPTDC/AAC-AMB/098112/2008-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEngenharia civilpt
dc.subjectMateriais de construçãopt
dc.subjectCinzas volantespt
dc.subjectPasta de papel kraftpt
dc.subject.otherResíduospt
dc.subject.otherValorizaçãopt
dc.subject.otherMateriaispt
dc.subject.otherConstrução civilpt
dc.subject.otherCinzas de fundopt
dc.subject.otherCinzas volantespt
dc.subject.otherPavimentos rodoviáriospt
dc.titleValorização de resíduos em materiais de construçãopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201588994-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DECivil - Dissertações de mestrado

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