Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14006
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRamos, Ana Margaridapt
dc.contributor.authorAfonso, Inês do Valept
dc.date.accessioned2015-05-06T14:45:15Z-
dc.date.available2015-05-06T14:45:15Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/14006-
dc.descriptionMestrado em Promoção da Leitura e Bibliotecas Escolarespt
dc.description.abstractPretende-se, com esta dissertação, contribuir para a reflexão sobre a importância da participação dos pais (e da família) no processo educativo dos filhos, nomeadamente no que diz respeito ao desenvolvimento das suas competências leitoras, através da análise de um projeto desenvolvido em contexto escolar. A presente dissertação pretende analisar o desenvolvimento de um projeto denominado “O nosso amigo Caracol…”, realizado por uma turma de 1º ano, com o intuito de formar leitores em parceria com a família dos mesmos, a escola e a biblioteca escolar, incluindo a explicitação da metodologia de trabalho utilizada e os principais resultados obtidos. O presente estudo enquadra-se no âmbito de questões ligadas à literacia familiar e ao processo de formação de leitores, tendo como contexto a relação escolafamília. Atendendo a que se desenvolve no âmbito de um Mestrado em Promoção da Leitura e Bibliotecas Escolares, o estudo resume brevemente a missão da biblioteca no desenvolvimento do processo, seja ela a biblioteca escolar ou a biblioteca pública. Ainda que se trate de um estudo pontual e localizado, permite confirmar o relevo da participação da família no processo educativo, enunciando alguns exemplos de boas práticas passíveis de replicação.pt
dc.description.abstractIt is intended with this work, contribute to the discussion about the importance parental involvement ( and family ) in the educational process of their children, particularly with regard to developing their skills readers through the analysis of a project developed in the context school. This thesis aims to analyze the development of a project called " Our friend Snail ...", performed by a class of 1st year with the intention of educating readers in partnership with the family of the same , the school and the school library, including the explicit working methodology used and the main results obtained. This study falls within the framework of family literacy issues and the process of formation of readers, whose context the school-family relationship. Given that develops within a Masters in Reading Promotion and School Libraries, the study briefly summarizes the mission of the library in the development process, be it a library, school library or public library. Although it is a timely study and located, allows to confirm relief of family participation in the education process, stating some examples of good practices which replication.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBibliotecas escolarespt
dc.subjectPapel das bibliotecaspt
dc.subjectPapel dos paispt
dc.subjectRelações escola-familiapt
dc.subjectHábitos de leiturapt
dc.subjectLiteraciapt
dc.subjectParticipação dos paispt
dc.subjectCooperação em educaçãopt
dc.subject.otherBibliotecapt
dc.subject.otherFormação de leitorespt
dc.subject.otherLiteracia Familiarpt
dc.subject.otherFamíliapt
dc.subject.otherEscolapt
dc.titleContributos da biblioteca escolar e da família na formação leitorapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201577216-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdfTese2.22 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.