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Título: Notificação espontânea de reações adversas a medicamentos pelos enfermeiros
Autor: Marquez, Susana Tavares
Orientador: Herdeiro, Maria Teresa Ferreira
Vaz, Inês
Palavras-chave: Biomedicina
Farmacovigilância
Enfermeiros
Data de Defesa: 2014
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Introdução: As reações adversas a medicamentos (RAM) são uma importante causa de mortalidade e morbilidade acarretando gastos adicionais em saúde. O sistema de notificação espontânea é um método eficaz na monitorização da segurança dos medicamentos. Os enfermeiros são profissionais de saúde que pelo tipo de atividades que desempenham, podem dar um importante contributo na notificação de reações adversas, no entanto a notificação de RAM por parte destes profissionais de saúde é baixa. Objetivo: Avaliar a efetividade das intervenções educativas em termos quantitativos (número) e qualitativos (relevância) de notificações de reações adversas a medicamentos por parte dos enfermeiros. Métodos: Foi implementado um estudo quasi-experimental, tendo-se realizado uma intervenção educativa em enfermeiros a exercerem a sua atividade profissional em cuidados primários de saúde, no ACES Cavado II pertencente ao distrito de Braga. Resultados: A Unidade de Farmacovigilância do Norte recebeu entre janeiro 2013 e setembro de 2014, 8 Notificações/100 enfermeiros do grupo intervenção (ACES Cavado II) e 5 Notificações/100 enfermeiros do grupo controlo. A intervenção educativa aumentou o número de notificações 1.6 vezes no período estudado. A 2ª intervenção teve mais impacto que a 1ª, sendo que na 2ª intervenção o aumento ocorreu apenas no dia da intervenção. Não houve um aumento significativo na qualidade das notificações espontâneas por parte do grupo intervencionado.
Introduction: The adverse drug reactions (ADR) are an important cause of mortality and morbidity which leads to additional costs with health. The spontaneous ADR report system is efficient in drug safety monitoring. Nurses can have an important role in reporting adverse drug reactions, due to the kind of activities they perform. However they have a high under-reporting rate. Objective: Evaluate the quality and quantity of ADR spontaneous reports by nurses after an educational intervention. Methods: Quasi- experimental study – educational intervention to all nurses working in primary care in ACES Cavado II, Braga. Results: Between January 2013 and September 2014 the UFN received 8 reports/ 100 nurses from the interventional group (ACES Cavado II) and 5 reports/100 nurses from control group. The educational intervention increased in 1.6 the number of reports during the study period. The 2nd intervention had more impact than the 1st one. In the 2nd intervention the number of reports increased only in the intervention day. There was no significant increase in the quality of the spontaneous reports in the interventional group.
Descrição: Mestrado em Biomedicina Farmacêutica
URI: http://hdl.handle.net/10773/13995
Aparece nas coleções: DCM - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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