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Title: Aquisição de competências pré-literacia
Author: Pereira, Rita Alexandra Guimarães
Advisor: Lousada, Marisa Lobo
Jesus, Luís
Keywords: Ciências da fala e da audição
Aprendizagem da leitura
Aprendizagem da escrita
Fonética
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: No presente trabalho pretendeu-se obter medidas de consistência interna, fidelidade inter-observador, fidelidade intra-observador, validade de construto e dados normativos da Prova de Avaliação de Competências Pré-Literacia (PACPL). Após a recolha dos dados normativos procedeu-se à compreensão da hierarquia de conhecimento do nome e som das letras, assim como os grafemas e fonemas mais difíceis e mais fáceis de nomear. De modo a analisar as características psicométricas da PACPL, recolheu-se os dados com 216 crianças com idades compreendias entre os 5 anos e os 6 anos e 12 meses. Através do cálculo do Alpha de Cronbach procedeu-se à análise da consistência interna, que relevou um valor de 0.982, que é considerado como muito bom. A concordância e a percentagem de acordo inter-observador e intra-observador foram calculadas com base na versão áudio da aplicação da prova de 22 crianças (aproximadamente 20% da amostra), selecionadas aleatoriamente. A percentagem de acordo inter-avaliador foi de 96,18% e o valor do Kappa de Cohen’s (k) foi de 0.92. No que diz respeito à percentagem de acordo intra-observador, esta foi de 95,6% e o k foi de 0.91. Estes valores de fidelidade remetem para um forte acordo. A validade de construto da PACPL foi suportada pelos resultados obtidos nos dados normativos, visto que para todas as competências a pontuação obtida aumenta conforme o aumento da faixa etária. Sendo assim, pode-se afirmar que a validade de construto está assegurada. Foi possível também verificar que globalmente as crianças tiveram um melhor desempenho na nomeação do nome da letra <L>, <R>, <X>, sendo considerados os mais fáceis de nomear. Relativamente à nomeação do som das letras, a maioria dos sons foram considerados como facilidade intermédia ou fácil, sendo que a nomeação do som dos dígrafos foi a que obteve o indicie de dificuldade menor, sendo considerados como difíceis de nomear. A validação desta prova permite colmatar a presente falta de instrumentos para análise do desenvolvimento normal da criança ao nível das consciências grafémica e fonémica, das correspondências grafema-fonema ou do conhecimento do alfabeto.
In this study we sought to obtain measures of internal consistency, interrater reliability, intrarater reliability, construct validity and normative data of the Proof of Competency Assessment Pre-Literacy (PCAPL). After the collection of normative data proceeded to the understanding of the hierarchy of knowledge of the name and sound of the letters, as well as graphemes and phonemes are harder and easier to name. In order to examine the psychometric characteristics of PCAPL, collected the data of 216 children aged 5 years - 6 years and 12 months. By calculating Cronbach's alpha proceeded to the analysis of internal consistency, which relive a value of 0.982, which is considered as very good. The agreement and the percentage of interrater and intrarater agreement were calculated based on the audio version of the application of the test of 22 children (approximately 20% of the sample) were randomly selected. The percentage of interrater agreement was 96.18% and the value of Cohen's kappa (k) was 0.92. With respect to the percentage of intrarater agreement, it was 95.6% and k was 0.91. These values refer to a strong agreement. The construct validity of PCAPL was supported by the results obtained in the normative data, whereas for all skills the score increases with increasing age. Thus, it can be stated that construct validity is assured. It was also verified that overall the children performed better in the appointment letter name of <L> <R> <X>, being considered the easiest to name. Regarding the appointment of the sound of the letters, most of the sounds were considered easy or intermediate facility, and the appointment of digraphs was the sound of that obtained indicts the slightest difficulty, being considered as difficult to name. The validation of this test allows bridging this lack of tools for analysis of normal child development at the level of graphemic and phonemic knowledge and grapheme-phoneme knowledge or knowledge of the alphabet.
Description: Mestrado em Ciências da Fala e da Audição
URI: http://hdl.handle.net/10773/13956
Appears in Collections:DCM - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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