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http://hdl.handle.net/10773/13944
Título: | Resistência ao fogo de vigas metálicas com encurvadura lateral: influência do tipo de carregamento |
Autor: | Peralta, Alexandre Fernandes |
Orientador: | Lopes, Nuno Filipe Ferreira Soares Borges Vila Real, Paulo |
Palavras-chave: | Engenharia civil Vigas metálicas Encurvadura Resistência ao fogo |
Data de Defesa: | 2014 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Ao longo dos anos tem sido analisado o efeito de vários fatores que devem ser tidos em conta na verificação da encurvadura lateral em elementos estruturais metálicos, resultando na proposta de diferentes formas de cálculo.
A presente dissertação tem como interesse analisar diferentes metodologias de cálculo da resistência à encurvadura lateral de elementos em aço em situação de incêndio incluindo a metodologia preconizada pela parte 1-2 do Eurocódigo 3.
O estudo aqui apresentado tem como principal objetivo mostrar de que forma é que a influência do tipo de carregamento a que uma viga está sujeita contribui para um aumento ou diminuição da resistência à encurvadura lateral em situação de incêndio.
Com esse fim, as resistências obtidas por diferentes propostas de cálculo são comparadas com valores obtidos por simulação numérica através do programa de elementos finitos SAFIR. Over the years, the effect of several factors that should be taken into account on the safety verification of the lateral torsional buckling resistance on structural elements have been studied, which resulted in different proposals for its calculation. The focus of the present thesis is to analyze different approaches for the calculation of the lateral - torsional buckling resistance of steel I- beams under fire conditions, including the methodology proposed in the part 1-2 of Eurocode 3. The main goal of this study is to show how the influence of the loading type to which a beam is subjected can contribute to an increase or decrease of the lateral-torsional buckling resistance in case of fire. With that point in mind, the resistance values obtained from different design proposals are compared with the obtained results by numerical simulation applying the finite element program SAFIR. |
Descrição: | Mestrado em Engenharia Civil |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/13944 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DECivil - Dissertações de mestrado |
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